No Dia da Banana, celebrado nesta segunda-feira (22), Cariacica celebra a data ao registrar uma produção de quase 6 mil toneladas da fruta no período de setembro de 2024 a agosto de 2025, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município é reconhecido como o maior produtor de banana orgânica do Espírito Santo, com cerca de 800 hectares cultivados, distribuídos em áreas rurais que representam mais de 50% do território municipal.
A banana prata é a variedade predominante e se tornou o principal produto agrícola da região, além de ser a fonte de renda primária para mais de 200 famílias de agricultores familiares.
Leia Mais ∎
“A banana prata é o principal produto agrícola cultivado no município e a principal fonte de renda para muitos produtores rurais, além de gerar arrecadação para Cariacica”
Nilson Teixeira
Secretário de Agricultura e Pesca
Produção sustentável e fortalecimento da economia local
O cultivo da banana em Cariacica vai além da geração de renda: é uma prática alinhada à agricultura sustentável. Segundo Davi Dutra de Barcelos, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar:
“Produzir banana é uma satisfação. E, além de ser muito gostosa, é uma cultura que não agride ao ecossistema; ao contrário, protege o solo e mantém os nutrientes necessários para novos plantios.”
Davi Dutra de Barcelos
Presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar
Para o produtor Sérgio Boldi, da região de Sabão, a banana é sinônimo de vida e trabalho. Em uma propriedade de 11 hectares — dos quais 9 são destinados à banana — ele colheu 36 toneladas da fruta neste ano.
“A banana é muito importante para nós e merece todas as comemorações, sem contar que ela faz muito bem para a saúde”
Sérgio Boldi
Produtor
Comercialização e impacto social
A banana produzida em Cariacica abastece mercados além das fronteiras estaduais. Parte da produção é comercializada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto outra porção abastece políticas públicas locais, como:
- Alimentação escolar
- Cestas verdes entregues a famílias em situação de vulnerabilidade
- Instituições assistenciais cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social)
Além do fruto in natura, a banana também é matéria-prima para uma cadeia agroindustrial diversificada, com produtos como:
- Bombom de banana
- Banana chips
- Banana-passa
- Farinha de banana
Esses itens são comercializados em feiras locais, supermercados e eventos, impulsionando o turismo rural e a economia solidária.
Festa da Banana celebra tradição e identidade
Para celebrar essa rica produção, a Secretaria de Agricultura e Pesca promove a 11ª Festa da Banana, nos dias 4 e 5 de outubro, na comunidade de Cachoeirinha. O evento já integra o calendário oficial do município e promete atrair milhares de visitantes.
Programação especial inclui:
- Shows musicais
- Corridas e Olimpíadas da Banana
- Concursos de Culinária Criativa
- Escolha da Princesa da Festa
- Tombo do doce de banana
- Apresentações das tradicionais bandas de Congo
O Serra Noticiário continua acompanhando as principais notícias do ES e trará atualizações assim que possível.
