A violência voltou a escalar na Serra na noite deste domingo (21). Por volta das 18h, um intenso tiroteio foi registrado no bairro Balneário de Carapebus, deixando moradores em pânico e reacendendo o clima de medo que domina a região nos últimos dias. Logo após o tiroteio, os ônibus deixaram de circular no bairro durante a noite, mas o serviço foi retomado na manhã desta segunda-feira (22).
De acordo com as primeiras informações apuradas pelo Serra Noticiário, um homem foi baleado e conseguiu se abrigar em um estabelecimento comercial na avenida Augusto Ruschi. Imagens obtidas pela reportagem mostram o momento da chegada da Polícia Militar e o resgate da vítima, realizado por uma ambulância do SAMU. Ele foi socorrido com vida.
Leia Mais ∎
Vídeo Youtube SN:
Emboscada armada por criminosos
Atualizações indicam que o caso se tratou de uma emboscada. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), criminosos se esconderam em um veículo Fiat Uno estacionado, enquanto um comparsa aguardava na esquina. Quando o alvo passou, os bandidos abriram fogo.
O homem atingido estava armado e chegou a revidar, mas acabou baleado na coxa. Ele correu para outra rua, onde depois foi resgatado pelo Samu e levado a uma unidade de saúde. Seu estado é considerado estável. Os atiradores fugiram após a troca de tiros.
Carro metralhado e cápsulas de fuzil
O Serra Noticiário registrou um carro completamente crivado de tiros na rua Jacaré, esquina com a rua da Jaqueira. Dentro do veículo foram encontradas cápsulas de fuzil e estojos de munição. O dono do automóvel contou que o havia estacionado na rua porque participava de uma festa infantil em casa no momento do ataque.

Ônibus suspensos no bairro
O tiroteio também afetou a rotina dos moradores. Logo após os disparos, ônibus do Sistema Transcol deixaram de circular dentro de Balneário de Carapebus, obrigando passageiros a caminhar até suas casas. Imagens mostram grupos de pessoas entrando a pé no bairro pela Rua dos Corais. A Ceturb-ES informou que as linhas voltaram a operar normalmente na manhã desta segunda-feira (22).
Escalada da violência na Serra
O bairro Balneário de Carapebus é uma das áreas mais atingidas pela guerra entre facções rivais pelo controle do tráfico. Confrontos recentes já deixaram diversas vítimas, incluindo a menina Alice, de apenas 6 anos, morta quando voltava da praia com a família.
Desde a última quinta-feira (18), a Serra enfrenta uma onda de violência que inclui mortes em confrontos com a Polícia Militar e ataques a ônibus. Cinco coletivos foram incendiados ou depredados em represálias às mortes de traficantes em Cidade Pomar e Planalto Serrano.
Em entrevista à TV Gazeta, o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, afirmou que o policiamento foi reforçado com equipes da Força Tática, Batalhão de Ações com Cães, Batalhão de Missões Especiais e Regimento de Polícia Montada. Segundo ele, os ataques têm relação direta com a disputa de facções.
“Estamos empregando tanto a Força Tática como as equipes da região, além disso, apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), eventualmente do Batalhão de Missões Especiais (BME) e Regimento de Polícia Montada (RPMont). A gente garantiu as condições para o secretário de Mobilidade, falando que as forças de segurança estavam à disposição para acompanhar com toda a segurança o sistema Transcol”, declarou.
Damasceno ainda detalhou que os ataques têm relação com a disputa de facções. “O que está acontecendo na Serra é que temos áreas muito próximas com duas facções atuando e disputando. Hoje, a nova liderança que assumiu uma das facções é foragida e vive escondida no Rio de Janeiro, e esse indivíduo está determinando boa parte desses ataques no município da Serra, porque é uma área de interesse dele, ele quer ampliar”, disse.
A Polícia Civil investiga o ataque em Balneário de Carapebus, enquanto as forças de segurança seguem reforçando a presença no município para tentar conter a escalada da violência.
Sabe de alguma coisa?
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
“O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas”
