Na noite da última terça-feira (23), uma ação integrada de equipes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), com participação de militares do 6º Batalhão da PM da Serra, resultou na captura de um sujeito de 32 anos e uma mulher de 23 anos, além da apreensão de drogas, uma arma de fogo e munições no bairro Itaoca, no município de Itapemirim, no litoral sul do Espírito Santo. A ação teve início após a PM receber informações sobre a localização de um criminoso procurado por homicídio, que teria fugido da Serra e estaria escondido na zona rural do município de Guarapari.
De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, durante patrulhamento realizado por volta das 20h57, equipes da Força Tática e do K9 receberam uma denúncia anônima. As informações apontavam a atuação de integrantes de uma facção criminosa com ramificações nos municípios de Serra, Guarapari, Vitória e Itapemirim. Ainda segundo a denúncia, havia a indicação da possível localização de um indivíduo com mandado de prisão em aberto por homicídio, que teria deixado a Serra e passado a se esconder na zona rural de Guarapari.
Leia Mais ∎
Foragido
Após levantamentos e consultas a sistemas internos, os militares confirmaram que o suspeito citado possuía mandado de prisão relacionado a um homicídio ocorrido no Morro do Conquista, em Vitória. A denúncia apontava que esse indivíduo atuaria como braço direito armado de outro suspeito, apontado como um dos principais fornecedores de drogas de alto valor comercial no litoral capixaba.
Denúncia anônima
Ainda segundo a denúncia, esse segundo suspeito residia em um imóvel localizado na Rua Vilson Luiz Moncelin, no bairro Itaoca, e utilizaria também um apartamento na Rua Mário Roldi como possível ponto de armazenamento de grandes quantidades de drogas. Além disso, os militares tiveram acesso a fotos, vídeos e imagens do interior e da fachada da residência, bem como a registros de movimentações criminosas, o que reforçou a gravidade das informações repassadas.
Diante da gravidade da denúncia, os militares acionaram o apoio de outras equipes da Força Tática da região, porém receberam a informação de que, naquele momento, não seria possível o deslocamento.
Reforços de equipes da Serra
Diante disso, equipes da Força Tática e do K9 do 6º Batalhão da Serra, com autorização do comando e apoio da Força Tática da 9ª Companhia Independente, se deslocaram até Itapemirim para averiguação. Durante o cerco ao imóvel indicado, os militares se aproximaram da residência e avistaram um dos suspeitos manipulando e fracionando drogas no interior de uma sala, acompanhado de uma mulher.
Flagrante
Diante da situação de flagrante, os militares realizaram a entrada no imóvel e abordaram os dois indivíduos, que não ofereceram resistência. Questionado sobre a existência de armas no local, o suspeito indicou de forma espontânea a presença de uma arma de fogo escondida sob o colchão. Durante as buscas na residência, os militares localizaram uma pistola calibre 9mm, dois carregadores, 41 munições do mesmo calibre, além de cinco pedaços de haxixe, totalizando cerca de 460 gramas, duas porções de skank, duas pequenas porções de cocaína, anotações relacionadas ao tráfico de drogas e três aparelhos celulares.
Buscas na região
Após a apreensão no primeiro endereço, os militares seguiram até o segundo imóvel citado na denúncia, localizado na Rua Mário Roldi. No entanto, nenhuma pessoa foi encontrada no local e não foi constatada situação de flagrante, o que impossibilitou a realização de buscas.
Os dois indivíduos foram detidos e conduzidos à Delegacia Regional de Itapemirim, juntamente com todo o material apreendido, onde foram apresentados ao delegado de plantão para a adoção das medidas legais cabíveis.
