Na madrugada do último sábado (24), por volta das 02h40, ocorreu um violento confronto entre criminosos e a Polícia Militar nas proximidades das Avenidas Rio Branco e Leitão da Silva, no bairro Gurigica, em Vitória, que vitimou um idoso por bala perdida.
De acordo com informações da Polícia Militar, durante o patrulhamento, uma equipe da PM percebeu um foco de incêndio na Av. Leitão da Silva. Ao se aproximarem, constataram que eram cerca de dez indivíduos armados. Ao perceberem a aproximação dos militares, os criminosos abriram fogo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Confronto
Respondendo rapidamente à situação, os policiais militares buscaram abrigo de um complexo médico e imediatamente solicitaram apoio ao Batalhão de Missões Especiais (BME). Enquanto aguardavam reforços, ouviram disparos incessantes, aparentemente de fuzis e espingardas calibre 12, ecoando da direção da Av. Leitão da Silva.
Nesse momento, a região se tornou um campo de batalha, com vários veículos parando nas calçadas com pneus furados pelos disparos. O pânico tomou conta de quem estava no local, e os militares pediram que as pessoas saíssem dos veículos e procurassem abrigo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A situação se agravou ainda mais quando os disparos atingiram a fachada do hospital, onde os militares buscavam abrigo.
Devido à gravidade da situação, os policiais militares decidiram que não seria possível se retirar sem colocar suas próprias vidas em risco. Assim, a decisão mais prudente foi manter a posição de segurança atrás do hospital.
Vítima
Durante o caos, foram ouvidos gritos vindos de dentro do hospital. Um grupo de enfermeiras solicitou apoio dos policiais militares para socorrer um paciente que havia sido atingido por um projétil de arma de fogo na têmpora. Tragicamente, o paciente, identificado como Daniel Ribeiro Campos da Silva, um senhor de 68 anos, não resistiu ao ferimento e foi declarado morto pela equipe médica.
De acordo com informações da família, a vítima era um paciente lucido e estava internado há dois anos na clínica de cuidados paliativos em uma clínica, que fica dentro do complexo, no quinto andar, ao lado do hospital, após ter sofrido um AVC hemorrágico.
Reforços
Por volta das 4h, equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME) chegaram para prestar apoio e realizar policiamento nas áreas próximas ao Morro do Jaburu, de onde teriam sido efetuados os disparos naquela madrugada. A situação foi finalmente controlada por volta das 5h.
Segundo relatos dos policiais presentes, todas as viaturas da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal que transitavam pela Av. Leitão da Silva foram alvo de disparos de arma de fogo. Até o encerramento da ocorrência, ninguém foi detido e não há informações sobre outras pessoas feridas em decorrência da situação além do paciente já mencionado.
O governador Renato Casagrande comentou sobre o caso em seu Twitter:
Cenas de Guerra
Vídeos que circulam pela internet mostram cenas que parecem tiradas de filmes de guerra, com registros do tiroteio e um relato de um morador de um prédio sobre um tiro de fuzil que atingiu a parede de um apartamento após atravessar a janela do prédio.
Vídeo Twitter SN:
Coletiva de imprensa
Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido detido. Às 16h deste domingo (25), o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Douglas Caus, e o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, divulgaram mais informações sobre o caso.
Fique ligado! Em breve, a reportagem do Serra Noticiário trará mais detalhes sobre a coletiva de imprensa com as autoridades que devem divulgar mais informações sobre o caso.