Diversos bairros da Serra ficaram sem abastecimento hídrico na última sexta-feira (12), deixando diversas pessoas sem água para as funções básicas em pleno fim de semana. Além disso, na segunda-feira (15), quando a abastecimento retornou, alguns moradores fizeram vídeos mostrando que a água estava com uma coloração branca, ou seja, imprópria para o consumo.
Vídeo abaixo publicado no Instagram Serra Noticiário:
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Isso causou indignação da população que não foi notificada desse corte no abastecimento, e logo em seguida com a péssima qualidade da água fornecida pela CESAN.
Nesse outro vídeo o morador de Planalto Serrano exibe copo com uma água branca que retirou da torneira:
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A reportagem do Serra Noticiário recebeu informações extraoficiais de que o rio Santa Maria da Vitória, responsável por abastecer a região de Vitória e Serra, estaria com baixos níveis de água e por isso, a empresa estaria implementando um racionamento.
No entanto, de acordo com relatórios oficiais da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), o nível de vazão de água do rio Santa Maria da Vitória atualmente está em torno de 5 litros por segundo, quase o dobro no nível considerado crítico, que é de 2,89l/s.
Quando analisado o histórico de vazão do rio dos últimos dias, nota-se que por volta do dia 12 houve uma queda acentuada no nível da vazão, que foi normalizada nos dias seguintes.
Dessa forma, surgiram rumores do porquê a empresa estaria realizando esses cortes. A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria da CESAN para saber qual foi o motivo de a empresa ter interrompido o abastecimento, e por que não houve o aviso prévio. Mas a assessoria apenas encaminhou a pergunta para um número de protocolo, ainda sem respostas.
Quando perguntada sobre a veracidade das informações sobre o nível do rio Santa Maria da Vitória, a CESAN também não deu respostas. A falta de água durante três dias da última semana afetou moradores de bairros como Campinho da Serra I, Planalto Serrano, Palmeiras, Vista da Serra I e II, Maria Niobe e Cascata. Já o caso da água branca, ocorreu especificamente no bairro Planalto Serrano.
O racionamento de água é uma medida necessária em tempos de escassez de chuvas, como é o caso atual da região. A prova disso está na grama dos canteiros da cidade, que por falta de chuva, ressecaram e apresentam uma coloração amarelada.
Mesmo em épocas de seca a população precisa ser previamente notificada para que possa também economizar no próprio consumo de água e assim, se manter abastecida para as necessidades básicas.
O Serra Noticiário permanece investigando o caso junto à CESAN e trará novas informações assim que possível.