O município da Serra contará, a partir desta quarta-feira (19), com o Cine Queimado, a primeira sala de cinema independente da cidade. Localizado no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo I, o espaço abrirá suas portas com um evento cultural gratuito, que promete atrair públicos de todas as idades. A programação incluirá apresentações de teatro, congo e capoeira, além de exposições e debates.
Inauguração
De acordo com os idealizadores, a escolha da data para a inauguração não foi aleatória: o evento acontece no aniversário de 176 anos da Insurreição de Queimado, uma revolta histórica contra a escravidão no Espírito Santo, que inspirou o nome do novo cinema.
Leia Mais ∎
Sessões gratuitas
Viabilizado pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, o Cine Queimado reforça o compromisso do Centro Cultural Eliziário Rangel em democratizar o acesso à arte e ao audiovisual. Com capacidade para 70 pessoas, o cinema oferecerá duas sessões gratuitas diárias, de segunda a sexta-feira. A primeira, no horário do almoço, será voltada para trabalhadores da região, enquanto a segunda, à noite, terá o público infantil como foco.
Inauguração com diversas atividades culturais
A abertura oficial contará com a participação do Fórum Chico Prego, uma organização que promove a preservação da memória da Insurreição de Queimado. Além disso, estão previstos debates com a professora Beth Barros, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Galdene Santos, representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Serra.
Entre as atividades culturais da noite, haverá apresentações da Associação de Banda de Congo da Serra, performances de teatro realizadas pelas trupes Imprópria e Atrevida, além da exibição do curta-metragem “Nós importa (Mulheres)”.
Cine Queimado
A programação do cinema será voltada para produções locais e latino-americanas, destacando trabalhos de mulheres, negros, LGBTQIA+ e outros grupos historicamente marginalizados. A curadoria ficará sob responsabilidade de Adryelisson Maduro, com projeções a cargo de Marília Favalessa e produção cultural liderada por Roberta Portela.
Dentre os projetos planejados, destaca-se a Mostra Rosilda Moreira, prevista para o segundo semestre de 2025, que homenageará uma mulher vítima de feminicídio e abordará o racismo e a violência de gênero. Já para 2026, o cinema organiza o festival “A cidade que brinca”, voltado para discutir os direitos de crianças e adolescentes.
Então, não se esqueça: a inauguração do Cine Queimado acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 18h30, no Centro Cultural Eliziário Rangel, localizado na rua Humberto de Campos, nº 1201, no bairro São Diogo I, na Serra. A entrada é gratuita e promete aos visitantes uma experiência cultural enriquecedora.
Quer se manter informado e não perder nada do que acontece na cidade? Então continue acompanhando o Serra Noticiário no site e em nossas redes sociais.
