O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) divulgou, nesta segunda-feira (07), a lista de candidatos suplentes contemplados na primeira fase do programa CNH Social 2025. São 1.125 novos nomes que, embora não tenham sido selecionados na chamada inicial, agora têm a oportunidade de obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Matrículas abertas até 17 de julho
As matrículas começam nesta segunda-feira (7) e seguem até o dia 17 de julho. Os contemplados devem acessar o site do Detran ES, clicar no banner do programa “CNH Social”, entrar na aba de matrícula, preencher o formulário e, após isso, comparecer à autoescola indicada para abrir o processo de habilitação.
Leia Mais ∎
O Detran ES alerta que a chamada é única e tem como objetivo o preenchimento de vagas não ocupadas por candidatos inicialmente selecionados que descumpriram normas do programa.
Importante: perda do benefício em caso de inatividade
Caso o candidato não realize a matrícula dentro do prazo, será desclassificado, perderá o direito ao benefício e ficará impedido de participar de novos editais do CNH Social por três anos.
Passo a passo para os suplentes
- Verificar o nome na lista de suplentes no site do Detran ES
- Fazer a matrícula on-line até 17 de julho
- Comparecer à autoescola indicada em até 15 dias corridos para abertura do processo
- Realizar a biometria em uma agência do Detran ES dentro de 30 dias (sem agendamento)
- Fazer os exames na clínica e/ou laboratório indicados pela autoescola
O processo tem validade de um ano a partir da data de abertura. Caso o prazo seja ultrapassado, o candidato será considerado desistente, terá o processo cancelado e ficará impedido de se inscrever no programa por cinco anos.
CNH Social 2025: inclusão e oportunidade
Neste ano, o programa CNH Social oferece 7 mil vagas, divididas em duas fases de 3.500. O objetivo é garantir acesso gratuito à primeira habilitação para pessoas de baixa renda, bem como adição ou mudança de categoria para motoristas já habilitados.
As categorias contempladas são:
- A (moto)
- B (carro)
- Adição de categoria A ou B
- Mudança para D (van, ônibus) ou E (carreta)
A seleção dos candidatos é feita eletronicamente, com base em critérios como renda per capita, composição familiar, nível de escolaridade, vínculo com programas sociais (como o Bolsa Família), e data e hora de inscrição no site.
O que está incluso no CNH Social?
O candidato contemplado tem direito a:
- Captura biométrica no Detran ES
- Exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas
- Exame toxicológico para categorias D ou E
- Aulas teóricas e práticas na autoescola
- Até três tentativas em exames teórico ou prático
- Duas aulas extras em caso de reprovação prática (com condições)
Faltas geram cobrança de taxas, que devem ser pagas pelo candidato.
No total, são 1.125 novos contemplados que não foram selecionados inicialmente, mas que, agora, podem garantir a carteira de habilitação de forma gratuita por meio do programa. Confira a lista de suplentes.
Oportunidade para transformar vidas
O CNH Social é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pelo Detran ES, que visa promover inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho, por meio da formação e qualificação de condutores de forma totalmente gratuita.
Confira a lista de suplentes no site oficial: www.detran.es.gov.br
