O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) divulgou, nesta segunda-feira (08), a lista de 1.250 suplentes da segunda fase do CNH Social 2025. Segundo o órgão, os contemplados devem fazer a matrícula on-line de 08 a 22 de dezembro, pelo site Detran ES basta acessar o banner “CNH Social”, clicar no link de matrícula e preencher o formulário com os dados solicitados. Após concluir a matrícula, o candidato deve comparecer à autoescola indicada para abrir o processo de habilitação.
Quem foi chamado
De acordo com o Detran ES, a chamada única de suplentes busca aproveitar vagas que sobraram na primeira chamada (quando selecionados não cumpriram as regras). Os nomes convocados estão na lista publicada pelo órgão nesta segunda (08).
Leia Mais ∎
Como conferir e fazer a matrícula no CNH Social 2025
O Detran ES orienta a consultar a lista e, se contemplado, realizar a matrícula exclusivamente no site. Em seguida, o candidato precisa ir à autoescola indicada em até 15 dias corridos para concluir a abertura do processo de habilitação.
Prazos após a abertura do processo
Depois de aberto o processo na autoescola, o beneficiário tem 30 dias corridos para:
- Fazer a biometria em uma agência do Detran ES (sem agendamento);
- Realizar os exames na clínica e/ou laboratório informados pela autoescola (com agendamento).
Atenção aos impedimentos e validade
- Quem não fizer a matrícula no site será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de se inscrever no CNH Social por 3 anos;
- O processo de habilitação vale por 1 ano a partir da abertura na autoescola; se expirar, o candidato é considerado desistente, tem o processo cancelado e fica impedido de participar dos editais por 5 anos.
Como funciona o CNH social 2025
O programa oferta 7 mil vagas (3.500 em cada fase) para primeira habilitação A (moto) ou B (carro), adição de A ou B e mudança para D ou E. A seleção é eletrônica, sem interferência humana, com base no CadÚnico e critérios como menor renda per capita, tamanho da família, Ensino Fundamental completo, Bolsa Família e data/hora da inscrição.
Os contemplados têm gratuidade em todo o processo: biometria, exames médicos e psicológicos, um toxicológico (para D/E), aulas teóricas e práticas, até três reprovações (teoria ou prática) e duas aulas extras (em caso de reprovação prática para quem não reprovou na teórica). Em caso de falta, o candidato arca com taxa de remarcação e eventuais custos da autoescola.
Para consultar se seu nome está na lista de suplentes divulgada pelo Detran ES, acesse o documento oficial neste link (PDF); caso esteja entre os contemplados, a matrícula deve ser feita on-line, até 22 de dezembro, diretamente na página do programa CNH Social do Detran ES, antes de se dirigir à autoescola indicada para abrir o processo de habilitação.
O Serra Noticiário segue acompanhando o cronograma do Detran ES e lembrando: o prazo de matrícula termina em 22 de dezembro.
