O animal foi encontrado fora de seu habitat natural, em Colina de Laranjeiras e sendo recolhido pelo IBRAFF
No último domingo (19), o Instituto Brasileiro De Fauna E Flora (IBRAFF), sediado em Jacaraípe, resgatou uma Jiboia, medindo quase 1,5 metro, no bairro Colina de Laranjeiras.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O IBRAFF, é um instituto privado com o objetivo de desenvolver, promover e incentivar atividades que possibilitem a conservação do meio ambiente. Tem realizado resgates de animais de várias espécies que são encaminhados para os órgãos responsáveis, palestras educativas nas escolas dos municípios do Espírito Santo.
Nesta segunda-feira (20), a Jiboia foi entregue em Jacaraípe, a uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Serra, para que o animal possa ter a destinação correta.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Boidae ou Jiboia, pertence a uma família de serpentes não peçonhentas encontradas nas Américas, na África, na Europa, na Ásia e em algumas ilhas do Oceano Pacífico. Serpentes relativamente primitivas, os adultos têm tamanho médio a grande, sendo que as fêmeas geralmente são maiores que os machos. Duas subfamílias que compreendem oito gêneros e 43 espécies são reconhecidas atualmente.
Os membros dessa família são chamados de Boídeos ou Boas, e são popularmente conhecidos como jiboias. Podem ultrapassar os quatro metros de comprimento e raramente chegar a seis metros.
O nome dado pelo antigo idioma Tupi para essas serpentes era mboi, que na etimologia é denotado por nomes como jiboia. Boitatá, como os antigos tupis chamavam o fenômeno do fogo-fátuo, é popularmente entendido como “serpente de fogo”, apesar de isso já ter sido desmistificado