A empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto da Serra, CESAN, definitivamente não está satisfazendo a nenhum dos serranos. Recentemente, o jornal Serra Noticiário trouxe diversas matérias de reclamações de moradores com relação à qualidade da água e os racionamentos frequentes.
Na última terça-feira (18), diversos peixes do canal São Patrício, em Jacaraípe, apareceram mortos e a prefeitura alegou que o motivo teria sido a falta de tratamento de esgoto, que ao ser despejado na água, diminuía os índices de oxigênio, e assim, provocando a morte dos peixes.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Dessa vez, o vereador da Serra, Anderson Muniz, fez outra denúncia contra a empresa. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, um morador filmou a estação de tratamento de esgoto da CESAN, onde a água aparece na coloração rosa.
O vídeo foi gravado no “pinicão”, no bairro Jardim Tropical, estação de tratamento da empresa CESAN. Segundo o rapaz do vídeo, essa seria a área da água tratada, o que causa ainda mais espanto em imaginar que essa água pode estar sendo fornecida ao município.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Confira abaixo no vídeo publicado no Instagram Anderson Muniz:
Embora seja uma estação de tratamento, a coloração foge do “normal” encontrado nessas estações, o que levantou suspeitas e questionamentos sobre onde essa água será despejada. O vereador ainda salientou que as lagoas da Serra estão sendo destruídas pela poluição provenientes da falta de tratamento adequada de esgoto no município.
O que disse a CESAN?
Para entender as razões que levaram a água a apresentar essa coloração rosa, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria da empresa CESAN, mostrando o caso e as imagens.
Por meio de nota, a empresa informou que:
A coloração rosada do efluente trata-se de um fenômeno natural que ocorre devido às mudanças climáticas, bem como o excesso de sulfetos nas lagoas anaeróbias, proveniente de possíveis lançamentos irregulares.
Dessa combinação, a ‘bactéria púrpura’, como é conhecida, se prolifera tornando a coloração da água rosa. Vale ressaltar que essa bactéria já faz parte da macrobiota de tratamentos biológicos e, portanto, esse fenômeno é totalmente natural.
Assessoria Cesan
Caso semelhante ocorreu no Canadá
Uma matéria da BBC relatou um caso ocorrido no Canadá em 2017. Os moradores da cidade de Onoway no Canadá começaram a receber água cor de rosa em suas residências. A prefeitura na época informou que a água não apresentava nenhum tipo de risco à saúde, e teria ganhado essa cor após um vazamento de permanganato de potássio no processo de tratamento.
O permanganato de potássio é uma substância química usada em processos de tratamento hídrico, responsável por ajudar a remover ferro e magnésio da água.
O que disse o vereador
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com o vereador Anderson Muniz, para colher informações sobre essa postagem que faz sérias denúncias contra a empresa responsável pelo tratamento hídrico da Serra
“Eu recebi aquilo ali de populares, de moradores, que sempre mandam para minha rede social, tendo em vista o trabalho que fizemos na questão da CPI. A CPI na Serra ela apontou as inconformidades. De fato, conseguimos provar que o esgoto não é tratado no município e nada é feito.”
Anderson Muniz, vereador da Serra
O vereador relatou que a Serra passou por um longo período sem uma empresa especializada em analisar o tratamento de esgoto no município. Mas, que após a CPI, já existe uma empresa encarregada nesse processo
“O município já dispõe de uma empresa contratada para fazer a análise da água, para poder comprovar eventualmente o quê que venha a ser isso. O que a gente observa de fato é que a CESAN e a Ambiental Serra, que foi comprovado na CPI, não fazem um tratamento satisfatório em relação ao esgoto no município da Serra e nós temos esse problema.“
Anderson continua relatando os problemas ambientais causados pela falta de tratamento adequado de esgoto, que influenciam diretamente na saúde hídrica de todo o município, além de citar as taxas abusivas cobradas pela CESAN.
É um câncer na cidade, é um câncer. As lagoas estão morrendo, estão padecendo em função do péssimo tratamento, da péssima política de saneamento praticada no município da Serra. A população está sendo roubada, a palavra é essa né. As altas taxas que essa população tem que pagar e agora nós tivemos mais um reajuste de 9%, em detrimento disso um péssimo tratamento.
Sobre a coloração rosa vista na estação de tratamento, vereador afirmou que:
“Estou cobrando do secretário agora que a empresa contratada vá lá fazer a análise do efluente tratado, para que a gente tenha uma resposta, para saber o que causou essa coloração rosa, que não é natural isso acontecer. Normalmente é uma cor mais esverdeada, provocada pelo lodo daquela piscina de decantação, mas essa cor roseada é uma novidade para a gente.“
A reportagem do Serra Noticiário permanece acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.