O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, acontece quando a Terra cruza a órbita do cometa Thatcher
Um espetáculo poderá ser observado nos céus entre a noite desta sexta-feira (22/04) e a madrugada de sábado (23/04). Trata-se da chuva de meteoros conhecida como Líridas. O fenômeno tem esse nome porque se irradiam a partir da constelação de Lira.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Como observar a chuva de meteoros Líridas
O fenômeno é registrado uma vez por ano, sempre no fim do mês de abril. A chuva de meteoros acontece quando a Terra, em seu movimento de translação em torno do Sol, cruza a órbita do cometa Thatcher (C/1861 G1). Nesse momento é possível observar o rastro de detritos deixados pelo objeto espacial.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
A chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Brasil, sendo o melhor horário a partir de 1h da manhã (Horário de Brasília), quando estará em uma boa altura em relação ao horizonte. Segundo os astrônomos, as regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada do fenômeno.
Para observar o fenômeno é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. Para facilitar essa orientação, os astrônomos orientam que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte.
Fontes: Observatório Nacional e UOL