Na última sexta-feira (17), a Comissão Especial de Inovação e Tecnologia para Pessoas com Deficiência, da Câmara Municipal da Serra deu mais um passo na importante missão rumo à promoção da inclusão e acessibilidade por meio de soluções tecnológicas inovadoras. A comissão então, foi a Brasília buscar apoio para projetos que podem impactar a vida de muitas pessoas com deficiência.
A Comissão liderada por Yngrid Pinto e Rauvany Gonçalves Correa, marcou presença no Ministério da Inovação, Ciência e Tecnologia em Brasília. Eles apresentaram propostas e solicitaram apoio e financiamento para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias assistivas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Procon da Câmara da Serra realizará Mutirão de Negociação de Dívidas
Então a comissão, reconhecendo o papel vital da tecnologia na habilitação e no avanço da qualidade de vida para o público com deficiência. Assim a comissão também enfatizou a urgência de investimentos e colaborações para avançar projetos que possam fazer uma diferença substancial.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Comissão em reunião com o Ministério de Inovação Ciência e Tecnologia
Na reunião com o Ministério, Yngrid e Rauvany enfatizaram a dedicação da Câmara da Serra em fomentar a inclusão e a acessibilidade. Durante o encontro a comissão destacou como a tecnologia serve como um agente de mudança na superação de obstáculos e na geração de novas oportunidades.
Os projetos apresentados pela comissão incluem
Serra Inclusiva: Soluções Tecnológicas para Desenvolvimento
O projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar tecnologias que fomentem a inclusão e progresso social de pessoas com deficiência.
Game Week
Uma proposta para uma semana dedicada aos games, com ênfase na acessibilidade, estimulando a integração de pessoas com deficiência no universo dos jogos eletrônicos.
Simulador de Autonomia VR – Cômodos da Independência
Uma iniciativa inovadora que planeja criar um simulador de realidade virtual para facilitar o treinamento e a prática da autonomia em diversos cenários, dessa forma buscando a independência das pessoas com deficiência.
Yngrid Pinto, presidente da comissão, expressa o otimismo quanto ao suporte do Ministério.
“Nossa comissão é pioneira no Brasil, e esforços como o nosso são cruciais para construir uma comunidade mais inclusiva. Aguardamos ansiosamente a avaliação e o retorno do Ministério e acreditamos que essa colaboração será fundamental para o progresso tecnológico focado em pessoas com deficiência”.
Yngrid Pinto
Presidente da Comissão Especial de Inovação e Tecnologia para Pessoas com Deficiência