Nesta terça-feira (06), o prefeito Sergio Vidigal anunciou, oficialmente, a autorização da abertura do concurso da Guarda Municipal da Serra, além de sancionar o reajuste salarial para a categoria. A solenidade aconteceu nesta manhã, no Hotel e Churrascaria Serra Grande, em Parque Residencial Laranjeiras.
No último dia 25 de maio, o Serra Noticiário divulgou o projeto de lei que foi enviado pelo prefeito Sergio Vidigal, que autorizava o aumento de vagas na Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra à Câmara de Vereadores. O documento ainda forneceu reajuste salarial para os agentes, concedendo um salário que chega a quase R $10 mil, que foi confirmado na data de hoje, pelo prefeito Sergio Vidigal.
Leia Mais ∎
No projeto de lei, a Prefeitura da Serra aumenta o número de agentes da Guarda de 170 para 300, ou seja, permitindo que o concurso público ofereça 130 vagas para novos servidores.
Além de novas vagas, o projeto também aprovou um reajuste salarial para os agentes que estão em atuação e os futuros membros da corporação, no valor de R$ 2.700, ao cargo de agente comunitário de segurança.
Requisitos para participar do concurso
Existem regras previamente definidas para participar do concurso. No entanto, uma das determinações que sofreram alteração foi a faixa etária aceita pela GCM que, no último certame, tinha 29 anos como a idade limite de 29 anos. No próximo concurso, a idade máxima será de 35 anos.
Para isso, o prefeito Sergio Vidigal sancionou uma alteração da Lei Nº 5.575, que dispõe sobre as exigências para o certame que envolve a corporação municipal. Confira os requisitos para que o candidato seja aceito no concurso:
- Ensino Médio completo
- Nacionalidade brasileira
- Gozo dos direitos políticos
- Quitação com as obrigações militares e eleitorais
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 35 anos até a data da inscrição
- Possuir aptidão física, mental e psicológica
- Idoneidade moral comprovada por investigação
- Carteira de Habilitação no mínimo B
Sobre o edital
Assim que publicado, o edital definirá as regras e datas do certame, iniciando oficialmente as inscrições. O impacto financeiro dos 130 novos cargos será de R$ 20 milhões por ano, conforme detalhado pelo Executivo no PL.
A coluna de Oportunidades do Serra Noticiário manterá um olhar atento sobre o desenvolvimento de um dos concursos mais esperados deste ano na Grande Vitória, mantendo nossos leitores bem-informados a cada novo passo.
