Na noite do último domingo (27), o Cais das Artes tornou-se o palco do Festival Luzes Pela Vida. Uma celebração que marcou os 34 anos da Terceira Ponte e a inauguração da Ciclovia da Vida e da ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça. Assim, o evento foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Fecomércio-ES. Para o espetáculo acontecer, a inauguração resistiu à chuva e reuniu autoridades do estado junto à população capixaba.
Governador participa de “Pedalaço pela Paz” na inauguração da ciclovia e ampliação da Terceira Ponte
Leia Mais ∎
Festival Luzes Pela vida fecha dia histórico na Terceira Ponte
A fachada do Cais das Artes ganhou vida com projeções especiais, destacando o legado do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e ícones capixabas, como a Terceira Ponte e Pedra Azul. Uma homenagem tocante à cicloativista Detinha Son, que empresta seu nome à Ciclovia da Vida, também foi destaque.

Além disso, a noite foi repleta de performances artísticas. Isso porque, um grupo de balé com LEDs proporcionou um espetáculo de luzes e movimento. Mas o ápice da noite foi a dança coreografada de 150 drones, que ilustrou o céu com símbolos do Espírito Santo, culminando com a emblemática frase “Trabalha e Confia”. O grand finale veio com um show pirotécnico que iluminou a Terceira Ponte, acompanhado de uma cascata de fogos originada na Ciclovia da Vida.

Post Instagram Renato Casagrande:
O governador Renato Casagrande (PSB), ao lado de importantes figuras como a primeira-dama Maria Virginia e o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, expressou seu contentamento com as realizações.
“Para tudo há um caminho a ser percorrido. Estamos no Cais das Artes, que há algum tempo era um monumento da ineficiência da gestão pública, mas que hoje vive uma nova realidade. Nós resolvemos a situação que envolvia o contrato e estamos retomando as obras para que esse seja um local de destaque na área cultural. Gosto de realizar e de enfrentar os desafios. Estamos tendo a oportunidade de construir caminhos importantes para os capixabas. Entregar a Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte é uma alegria”
Renato Casagrande

Ele também destacou a coragem necessária para concretizar projetos tão ambiciosos, reforçando a determinação do governo em cumprir suas promessas.
“Muitas pessoas não acreditaram [nas entregas] e eu as entendo, pois existem tantas promessas ditas por outros que não são cumpridas. Falaram ainda que a Ciclovia da Vida não daria certo, que não caberiam três faixas em cada sentido da ponte e a gente vai lá e faz! Mostra que é possível. Na semana passada, entregamos o Aquaviário que era um sonho dos capixabas. Muita gente fazia piadinha de que não voltaria e voltou. Obras dessas exigem coragem, porque não são fáceis. A coragem é o principal valor de uma pessoa. Se falta coragem, todas as outras características caem por terra. Coragem não é a ausência de medo, mas com bom embasamento técnico, vamos adiante.”
Renato Casagrande
União público e privado em prol das obras na Terceira Ponte
Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, ressaltou o impacto positivo das novas obras na vida dos capixabas. “Estamos promovendo a vida, oferecendo uma nova opção para a travessia entre Vitória e Vila Velha”, disse. Já Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES, enfatizou a importância dessas obras para a mobilidade, segurança, turismo e comércio local.
O Festival Luzes Pela Vida, além de celebrar marcos importantes para o Espírito Santo, demonstrou o poder da colaboração entre entidades públicas e privadas, como a FETRANSPORTES, GVBus, SETPES, ArcelorMittal, Sincades e EDP, em prol da mobilidade urbana e de melhorias na vida da população capixaba.

O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda do governo do estado e trará novas informações assim que possível.
