Na tarde da última terça-feira (25), equipes da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) entraram em confronto com dois traficantes armados durante uma ação no bairro Praia de Carapebus, no município da Serra. Durante o confronto, um dos suspeitos acabou morto e o outro detido. Na casa onde os militares encontraram os criminosos, as equipes apreenderam armas e grandes quantidades de drogas.
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, a ação teve início quando uma equipe realizava patrulhamento na região e recebeu uma denúncia anônima sobre uma casa na rua Tiago Amâncio da Silva, onde suspeitos estariam utilizando o imóvel para a produção e venda de drogas. Além da denúncia, o serviço de inteligência da PM já havia recebido outras informações sobre o local.
Leia Mais ∎
Dica quente
Sendo assim, equipes da Força Tática se reuniram e foram até o local indicado, cercando a residência. Ainda de acordo com os militares, ao se aproximarem do portão para realizar a abordagem e se identificarem como sendo da Polícia Militar, ouviram sons de movimentação vindos de dentro do imóvel, o que chamou a atenção dos agentes.
Troca de tiros
Em seguida, a equipe que estava nos fundos do imóvel avistou um sujeito, que posteriormente foi identificado como Brendo Barros Alvarenga, de 30 anos, saindo da casa armado com uma pistola. Imediatamente, os militares deram voz de prisão ao sujeito, que não acatou as ordens e abriu fogo contra os agentes, desencadeando uma intensa troca de tiros. Durante o tiroteio, o suspeito foi baleado.
A equipe imediatamente invadiu o fundo do imóvel, recolheu a arma que o sujeito carregava e iniciou o resgate do ferido, que foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina. Enquanto isso, a equipe que estava em uma das laterais da casa avistou no interior da residência outro suspeito armado, que estava recolhendo as drogas do local e as colocando em uma mochila, com intenção de fugir em seguida.
Perdeu, perdeu!
O sujeito, ao perceber a presença dos militares, então jogou a arma que carregava, uma pistola calibre 9 mm, no sofá e decidiu se entregar. Ele foi identificado como Fabio Soares, de 35 anos. As equipes prenderam o indivíduo e, durante as buscas no local, encontraram no interior da casa uma grande quantidade de drogas.
Porrada no tráfico
Entre os materiais apreendidos estavam 16 pedras de crack, 280 buchas de maconha, 119 pinos de cocaína, uma porção de cocaína, porções de “pack”, dois tabletes e meio de maconha, uma porção de crack e uma porção de maconha, além de uma balança de precisão e dois celulares. Também foram apreendidas três armas e munições que estavam com os suspeitos: uma pistola calibre 9 mm com 25 munições, uma arma falsa (simulacro) e uma pistola calibre .40 com 11 munições. A última chamou a atenção dos militares, pois possuía um brasão da Polícia Militar do Espírito Santo.

Não resistiu aos ferimentos
Brendo Barros Alvarenga, que havia sido baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda conforme os militares que participaram da ação, os dois sujeitos tinham uma extensa ficha criminal.

Todo o material apreendido e o suspeito detido foram levados para a Delegacia Regional da Serra.
A Polícia Civil informou, em nota, que Fabio foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de uso restrito e tráfico de drogas, além de ser responsabilizado pelo cumprimento de um mandado de prisão expedido anteriormente. Ele foi, então, encaminhado ao sistema prisional.
Foragidos da justiça
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), ambos os envolvidos já constavam como foragidos da justiça. Brendo Barros Alvarenga, com passagens no sistema prisional por homicídio desde 2012, havia escapado da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha em agosto de 2023 – além de ter um mandado de prisão em aberto expedido no mesmo ano na cidade de Vila Velha.
Fabio Soares, por sua vez, tinha registros criminais desde 2011, envolvendo homicídio, tráfico de drogas e delitos relativos ao porte e posse de armas, e também havia fugido da Casa de Custódia de Vila Velha em dezembro de 2024.
Quer se manter informado e não perder nada do que acontece na cidade? Então continue acompanhando o Serra Noticiário no site e em nossas redes sociais.
