Na noite da última sexta-feira (19), uma ação conjunta envolvendo equipes do 5º e do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) terminou com a morte de Nayroni de Almeida Rodrigues, apontado como chefe do tráfico em Cidade Nova da Serra, e de Felipe Lima de Sousa, após um intenso confronto armado no Morro do Caneco, localizado no Centro do município de Fundão. Além de ser procurado por homicídios, Nayroni possuía uma longa ficha criminal, com registros por ameaças, agressões e outros crimes, incluindo ocorrências de violência contra mulheres.
De acordo com informações das equipes do 5º e do 6º Batalhão, a ação ocorreu por volta das 21h40, após os militares receberem uma denúncia indicando que Nayroni, foragido da Justiça e alvo de dois mandados de prisão por homicídio, estaria escondido em uma residência na Rua João Sacane. O local foi cercado, e as equipes anunciaram diversas vezes a presença policial, na tentativa de que o suspeito se rendesse.
Leia Mais ∎
Tentativa de fuga
Ainda segundo os militares, ao perceber o cerco, Nayroni tentou fugir pelo interior do imóvel e foi visto carregando uma arma de fogo. Em seguida, ele passou a efetuar disparos contra os policiais militares que realizavam o cerco nos fundos da residência. Diante da agressão, os militares buscaram abrigo, enquanto as equipes posicionadas na parte frontal do imóvel iniciaram a entrada no local.
Troca de tiros
Durante a entrada na casa, os policiais militares visualizaram Felipe armado, apontando uma pistola em direção à equipe, configurando risco iminente. Os militares reagiram, e o suspeito foi atingido e neutralizado. Na sequência, Nayroni se abrigou na cozinha, em um ponto estratégico, tentando surpreender os militares. Na sequência, Nayroni voltou a efetuar disparos contra os policiais militares, que reagiram para cessar a agressão. Durante a troca de tiros, ele foi atingido.
Evoluíram a óbito
Após o fim dos disparos, os dois indivíduos foram encontrados com sinais vitais e socorridos imediatamente pelas equipes da PM ao Pronto Atendimento Municipal de Fundão. Apesar dos esforços médicos, ambos não resistiram aos ferimentos e evoluíram a óbito.
Com os suspeitos, a Polícia Militar apreendeu duas pistolas calibre 9mm, ambas com seletor de rajada. Uma das armas estava municiada com oito munições, e a outra com nove munições. Todo o material apreendido foi encaminhado à 13ª Delegacia Regional de Aracruz.
A perícia da Polícia Científica (PCIES) esteve no local e realizou os procedimentos necessários. A ocorrência foi registrada como morte decorrente de intervenção legal de agente do Estado e será apurada pelos órgãos competentes.
Armados e perigosos
Nayroni de Almeida Rodrigues possuía um extenso histórico criminal, com registros por homicídio, tentativa de homicídio, ameaças, lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha e apreensão de arma de fogo. Ele era apontado pelas forças de segurança como uma das principais lideranças do tráfico de drogas na região de Cidade Nova da Serra, na Serra. Já Felipe Lima de Sousa também acumulava passagens por crimes como tráfico de entorpecentes, furto e ameaça, além de registros no sistema prisional.
