Na madrugada desta quarta-feira (19), uma ação de equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES), em uma área onde ocorreu confronto entre traficantes, terminou na detenção de um sujeito de idade não informada e na apreensão de um arsenal de armas e munições no bairro José de Anchieta II, no município da Serra. A ocorrência teve início após denúncias de disparos de arma de fogo no bairro.
De acordo com a equipe da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, por volta das 2h, equipes foram acionadas pelo CIODES após relatos de tiros motivados por um confronto entre facções rivais que disputam o controle do tráfico na região. Ao se aproximarem da Rua Rio Grande do Sul, os policiais militares se depararam com diversos suspeitos armados, esses ao perceberam a precença da PM, abriram fogo contra os militares. Os policiais militares revidaram o ataque, iniciando um tiroteio no local.
Leia Mais ∎
Com apoio de outras viaturas do 6º Batalhão e da Força Tática da 14ª Companhia Independente, os militares conseguiram controlar a área, mas nenhum suspeito foi encontrado em flagrante naquele primeiro momento. Além disso, não houve registro de feridos chegando a unidades de saúde da região.
Dica quente
Durante as buscas no local, os militares receberam uma denúncia anônima que indicava uma residência que, segundo o denunciante, seria usada por integrantes dos confrontos e onde haveria armas escondidas. A casa citada ficava na possível rota de fuga dos suspeitos que trocaram tiros com a PM.
As equipes foram até o imóvel e entraram em contato com o morador. Ao ser questionado se havia notado algo incomum, ele afirmou que apenas havia ouvido o tiroteio e autorizou as buscas no quintal. Durante a verificação, os policiais militares encontraram uma metralhadora semi-industrial escondida entre entulhos no local.
Suspeito recheado de flagrantes
Ao ser questionado se mais alguém morava ali, o morador informou que o filho residia em um cômodo separado. A equipe então entrou em contato com o filho do proprietário. O suspeito demonstrou nervosismo ao ser abordado, e os militares visualizaram carregadores de armas sobre a cama e, ao lado, uma espingarda calibre 12 carregada. Ainda na parte externa, sobre o telhado, os policiais localizaram um fuzil calibre 7,62.
Guerra do tráfico
O suspeito assumiu a posse de todo o material e afirmou que as armas seriam utilizadas em confrontos contra facções rivais pelo domínio do tráfico na região. Além das armas, os militares apreenderam:
- 4 munições calibre 9mm
- 10 munições calibre 12
- 9 munições calibre .40
- 32 munições calibre .380
- 26 munições calibre 7,62
- 1 carregador para calibre 7,62
- 3 carregadores de pistola PT 845, calibre .45
- 1 carregador CANIK 9mm
- 1 porta-carregador para pistola
- 1 colmeia para calibre 9mm
- 2 carregadores de fabricação caseira para calibre 9mm
- 1 maleta utilizada para guardar arma
- 1 aparelho celular

O sujeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia Regional da Serra, onde ele e todo o armamento apreendido foram entregues ao delegado de plantão.
