Uma equipe da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiro (CBMES) resgatou, na tarde desta segunda-feira (27), uma filhote de cachorro de aproximadamente 20 dias que estava presa dentro de uma tubulação no bairro Bicanga, na Serra. O filhote não conseguia sair sozinho e ficou preso em um cano com mais de quatro metros de extensão.
De acordo com o CBMES, os militares foram acionados por volta de 17h40. Moradores contaram que a filhote tinha caído na tubulação de drenagem de água e que eles já tinham tentado retirar o animal, sem sucesso. Quando os bombeiros chegaram, identificaram que o cano passava sob um piso de concreto, o que exigiu um trabalho cuidadoso de escavação.
Leia Mais ∎
Filhote estava a quatro metros dentro do cano
Segundo relato da sargento, os bombeiros precisaram abrir o acesso até chegar na cadelinha, sem causar ferimentos no animal.
“Com autorização do proprietário, fomos cavando e quebrando o cano gradativamente, com cuidado, observando se não havia risco de atingir a cadela. Utilizamos várias ferramentas e fomos rompendo o cano bem devagar, até chegar ao ponto em que a tubulação era reta. Com o uso de lanternas, a gente conseguiu ver o animalzinho bem no fundo do cano, cerca de quatro metros de distância do ponto de origem”, relatou a sargento.
Vídeo Youtube SN:
Bombeiros tentaram fazer a cadelinha sair sozinha
Depois de localizar o ponto onde a filhote estava, a equipe tentou retirar o animal sem causar lesão.
Os militares realizaram várias tentativas de impulsionar a cadelinha para que ela saísse andando do tubo, primeiro utilizando uma mangueira para empurrá-la em direção à outra saída e, depois, um filete fino de água. Não houve êxito.
A equipe também procurou saídas alternativas do sistema de drenagem, abrindo tampas, mas nenhuma dava acesso ao local em que a cachorrinha estava presa.
Durante todo o tempo, a mãe da filhote, a cadela Tetéia, ficou ao lado dos bombeiros e participou do resgate. Ela cavou a terra e tentou abrir caminho até a filha, acompanhando a ação dos militares.
Resgate durou cerca de duas horas
Sem outra possibilidade de acesso, os bombeiros usaram uma haste de captura de animal para puxar a filhote, com cuidado, pela região do pescoço. A ocorrência já acontecia à noite, em área com pouca visibilidade, o que aumentou a dificuldade do resgate.
Após cerca de duas horas de trabalho, a equipe conseguiu retirar a cadelinha de dentro da tubulação. O CBMES informou que o animal não apresentava ferimentos e foi entregue ao proprietário do imóvel.
Depois do resgate, Tetéia fez festa e “agradeceu” à equipe, dando lambidas nos militares. A filhote, que ainda não tinha nome, foi batizada de Bombeirinha.
