Com as altas temperaturas e a proximidade do Carnaval, a Defesa Civil da Serra reforça a importância de cuidados essenciais para evitar problemas de saúde relacionados ao calor intenso.
O órgão recomenda que a população evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. Além disso, manter-se hidratado ao longo do dia é fundamental para evitar a desidratação e outros problemas causados pelo calor excessivo.
Leia Mais ∎
O uso de roupas leves e de cores claras, assim como a aplicação de protetor solar e o uso de acessórios como bonés e óculos escuros, também são medidas importantes para a proteção contra os raios solares.
O coordenador da Defesa Civil da Serra, tenente-coronel Fábio Maurício, destaca que algumas pessoas precisam de atenção redobrada. “Crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde são mais vulneráveis ao calor. É essencial manter a hidratação, buscar locais bem ventilados e evitar esforços físicos nos períodos mais quentes do dia”, orienta.
Principais cuidados recomendados
- Beba bastante água, mesmo sem sentir sede
- Use roupas leves e de cores claras
- Utilize bonés, chapéus e óculos escuros
- Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h
- Aplique protetor solar com fator mínimo de proteção 30
- Prefira banhos com água morna ou fria
- Utilize umidificadores de ar em casa
- Aumente o consumo de frutas e verduras
De acordo com a Defesa Civil essas medidas ajudam a reduzir os impactos do calor intenso e garantem mais conforto e segurança durante o período de temperaturas elevadas.
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando as ações da Defesa Civil da Serra. Assim que novas orientações ou alertas forem emitidos, atualizaremos nossos leitores.
