A Polícia Civil (PCES), por meio da DHPP Serra prendeu, na tarde desta quarta-feira (26), por volta das 15h, Evandro da Silva do Espírito Santo, 26 anos, vulgo Vavá, que tinha mandado de prisão preventiva em aberto. A captura ocorreu em Colina de Laranjeiras, na Serra, após campana iniciada no dia anterior e perseguição por vias do bairro. Fotos da ação foram registradas por moradores e enviadas ao SN.
Vavá é apontado pela investigação como envolvido no ataque que resultou na morte de duas mulheres e um homem, além de outras nove vítimas feridas, ocorrido em novembro do ano passado, em Nova Almeida, na Serra. Enquanto vítimas participavam da comemoração de um aniversário
Leia Mais ∎
Prisão após campana
De acordo com as informações apuradas pelo Serra Noticiário, o serviço de inteligência da PCES levantou que Evandro vinha frequentando o apartamento da esposa, um condomínio localizado em Colina de Laranjeiras. Com base nisso, equipes permaneceram em observação desde a última terça-feira para efetuar a captura.
Perseguição a pé pelas ruas de Colina de Laranjeiras
No início da tarde desta quarta-feira, dois policiais civis liderados pelo delegado titular da DHPP Serra, Rodrigo Sandi Mori, localizaram o procurado vacilando sentado em uma cadeira de um estabelecimento comercial na Rua Dom Pedro II. Ao se identificarem como policiais, Evandro correu e a perseguição continuou pela Avenida Braúna. Um disparo de advertência foi efetuado, mas mesmo assim ele continuou a fuga.
Em seguida, ele foi visto já na Rua Ana Maria, onde houve novo acompanhamento a pé — inclusive com o apoio de um policial militar de folga que estava nas proximidades. Quando um segundo disparo foi efetuado para impedir a fuga. Na sequência, com a chegada de mais policiais civis e militares — inclusive outro PM que saiu de casa e prestou apoio — Evandro foi contido, algemado e detido.
Mandado de prisão e encaminhamentos
Após a captura, as equipes retornaram ao condomínio para comunicar a prisão à esposa do Evandro e conduziram ele à sede da DHPP Serra para as providências relativas ao cumprimento do mandado de prisão preventiva.

Imagens feitas por moradores
Moradores registraram fotos de momentos da ação policial e do cerco nas vias do bairro. O material foi enviado ao SN e compõe a apuração desta reportagem.
Post Instagram SN:
Ataque deixou 3 pessoas mortas e 9 feridas em Nova Almeida
O SN publicou que a madrugada daquele sábado, dia 23 de novembro de 2024, foi marcada por um ataque a tiros que transformou a comemoração de um aniversário em tragédia, em um bar de Nova Almeida. Câmeras de segurança registraram a ação: mais de 50 disparos foram efetuados contra pessoas que estavam no local.
Três vítimas morreram — entre elas Elaine Cristina dos Anjos Machado, 37 anos e, inicialmente, cinco ficaram feridas; com atualização posterior da Polícia Civil, o total de feridos chegou a nove. Entre as vítimas fatais socorridas, Gueidson Dalapicola e Laira não resistiram após atendimento na UPA de Castelândia.
O caso ganhou ainda mais repercussão pela demora de mais de sete horas na remoção do corpo de Elaine, que entrou no estabelecimento para comprar cigarro e acabou morta a tiros.
