O delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Polícia Civil (PCES), informou por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram que investiga a morte de um cavalo durante tentativa de recolhimento na Serra. O caso vem ganhando grande repercussão nas redes sociais.
O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (19), na rua Peroba do Campo, no bairro José de Anchieta, e foi registrado em vídeo por moradores. As imagens mostram o animal sendo forçado a subir em um caminhão com a logomarca da Prefeitura da Serra e, em seguida, agonizando até morrer.
Leia Mais ∎
Delegado Piquet promete investigar a morte
Em vídeo publicado nas redes sociais, o delegado destacou a gravidade da situação. “Já estamos elaborando toda a dinâmica do fato, mas uma coisa nos chama atenção: cavalo abandonado em zona urbana gera risco a transeunte, a motoristas, a motociclistas e ao próprio animal. Se você tem mais informação sobre esse caso, ligue para o 181 ou faça sua denúncia no site do Disque-Denúncia. O anonimato é garantido.”
Na legenda da publicação, ele reforçou que a apuração já está em andamento.
“Já estamos levantando todas as informações sobre o caso do cavalo que morreu durante o resgate. Existem várias versões, mas uma coisa é certa: o animal não deveria estar solto ou abandonado na zona urbana, e o resgate foi consequência desse abandono.”
Vídeo Instagram SN:
Versões sobre a morte
De acordo com moradores, o cavalo teria morrido em razão do recolhimento considerada imprudente. Vídeos mostram funcionários tentando forçar o animal a subir no veículo, mesmo diante de movimentos bruscos.
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços, apresentou outra versão. Em nota, informou que quatro animais estavam soltos na região e que três foram recolhidos sem problemas. No caso do quarto cavalo, um homem que seria suposto proprietário teria tomado a corda do funcionário, assustando o animal. O movimento brusco resultou na queda e na morte do cavalo.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura lamentou o ocorrido e afirmou que o serviço de recolhimento segue protocolos legais. O órgão informou ainda que, após o incidente, os funcionários deixaram o local e retornaram com apoio da Guarda Municipal para recolher o animal morto e garantir a destinação adequada.
O serviço de recolhimento de animais de grande porte na Serra é gratuito e pode ser solicitado 24 horas pelos telefones (27) 3011-6909 e (27) 99923-4312 (WhatsApp).
Sabe de alguma coisa?
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
“O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas”
Matérias relacionadas:
- Vídeo: cavalo morre durante tentativa de recolhimento pela Prefeitura da Serra
- Morador nega ter causado morte do cavalo e contesta versão da Prefeitura da Serra
