Na última segunda-feira (31), a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), por meio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra, realizou a vistoria de três veículos abandonados, resultando na remoção de um deles no bairro Nova Carapina. A ação faz parte de um trabalho contínuo para garantir mais segurança e mobilidade urbana, além de ser uma medida de saúde pública diante do aumento dos casos de dengue.
Quando um veículo é considerado abandonado?
De acordo com as diretrizes do DOT, um veículo pode ser classificado como abandonado quando:
Leia Mais ∎
- Está estacionado há mais de 30 dias sem movimentação
- Apresenta sinais evidentes de abandono ou impossibilidade de deslocamento há mais de 15 dias
- Oferece riscos à circulação, saúde pública ou segurança
Se o veículo apresentar risco imediato à segurança ou à saúde, ele pode ser removido na hora. Nos demais casos, a equipe emite uma notificação e concede um prazo para o proprietário regularizar a situação.
Caso o veículo não seja retirado no prazo, ele é encaminhado ao pátio de convênio, onde o dono tem 90 dias para recuperá-lo. Após esse período, se não houver retirada, o automóvel é enviado para Hasta Pública e pode ser leiloado.
Remoção de veículos como medida contra a dengue
Os veículos abandonados frequentemente acumulam água parada, tornando-se criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Como solicitar a remoção de um veículo abandonado?
A população pode ajudar na fiscalização e solicitar a remoção de veículos abandonados pelo portal da Prefeitura da Serra.
Passo a passo para solicitar a remoção:
- Acesse o site: prefeiturasempapel.serra.es.gov.br
- Clique em “Novo processo eletrônico”
- Acesse a aba da Secretaria de Defesa Social (Sedes)
- Selecione “Remoção de veículos em estado de abandono”
- Preencha os dados do veículo, como cor, marca, localização e estado geral
Com esse sistema, as solicitações são digitalizadas, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento.
População Pode Contribuir com a Fiscalização
O diretor do DOT, Fábio Alves, reforçou que a participação da população é essencial para que a ação de remoção seja eficaz:
“Cada veículo removido é um passo em direção a uma cidade mais limpa e harmoniosa. Realizamos um trabalho contínuo de remoção dos veículos e contamos com a ajuda da população, que pode nos acionar e solicitar o serviço.”
Fábio Alves
Diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra
A remoção dos veículos tem com objetivo a melhora da mobilidade urbana, reduzindo riscos à segurança e contribuindo para a saúde pública, eliminando focos do mosquito da dengue.
O Serra Noticiário continuará acompanhando as ações do Departamento de Operações de Trânsito da Serra e informando a população sobre novas medidas adotadas para manter a cidade mais segura e saudável.
