O deputado estadual Marcelo Santos (União-ES), atual presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), assumiu oficialmente a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, órgão diretivo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
O deputado capixaba sucede o deputado goiano Bruno Peixoto (MDB-GO), em cumprimento a um acordo firmado na 27ª Conferência Nacional da Unale, realizada em 2024 no Rio de Janeiro.
Leia Mais ∎
Pelo acordo, cada um dos dois parlamentares exerceria a presidência do colegiado por seis meses, garantindo alternância e representatividade regional. Com a transição, Marcelo Santos comanda a instância nacional até o fim de 2025.
Marcelo Santos está em seu sexto mandato na ALES
Em seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual, Marcelo Santos é formado em Administração e Direito, além de pós-graduado em Direito Político. Antes de atuar na ALES, foi vereador em Cariacica entre 1996 e 2000.
À frente da Assembleia capixaba, tem abraçado pautas de transparência, inovação tecnológica e aproximação com a população — bandeiras que agora levará para o cenário nacional.
É uma missão desafiadora liderar um colegiado que representa todas as Assembleias do país. Mas vejo essa missão como uma grande oportunidade de reunir diferentes vozes, aprender uns com os outros e mostrar o Legislativo como uma instituição próxima das pessoas e consciente de suas necessidades. Essa tem sido a prática que adotei à frente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e que agora levo para o comando da Unale. Meu maior desafio será transformar a pluralidade em consensos capazes de gerar resultados reais, mas me sinto preparado e confiante de que faremos
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Sendo assim, ele reforça que sua principal meta será transformar a pluralidade em consensos capazes de gerar resultados reais para os parlamentos estaduais e para a sociedade.
Unale fortalecendo as casas legislativas do Brasil
O Colegiado de Presidentes da Unale tem papel estratégico na articulação política entre os 27 parlamentos estaduais brasileiros. Atua na defesa de autonomia legislativa, modernização dos processos, fortalecimento do controle social e promoção de boas práticas de gestão.
O Serra Noticiário continua acompanhando as atividades da ALES e trará atualizações assim que possível.
