O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) anunciou nesta segunda-feira (12) a convocação de 1.110 candidatos suplentes para o Programa CNH Social 2023. A lista completa dos selecionados foi disponibilizada no site oficial do órgão e as matrículas online já podem ser feitas a partir das 12 horas desta quinta-feira (15), se estendendo até as 23h59 do dia 30 de junho de 2023.
Otimização de Oportunidades
A convocação de suplentes busca garantir o melhor aproveitamento das vagas oferecidas pelo Governo do Estado. Os selecionados poderão preencher as vagas deixadas pelos candidatos da primeira fase que não cumpriram os prazos estipulados para o processo de habilitação.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O programa CNH Social deste ano disponibilizou um total de 3.500 vagas, registrando um recorde de inscrições com mais de 89 mil pessoas interessadas. Os candidatos buscavam a obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta), ou adição de categoria A ou B.
Seleção Imparcial
Os candidatos são selecionados de forma eletrônica, sem interferência humana, baseados em critérios do programa e nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Processo de Matrícula
Os candidatos convocados devem realizar sua matrícula online na seção ‘CNH Social’ no site do Detran ES. A entidade reforça que não entra em contato com os candidatos para informar sobre a seleção, sendo de responsabilidade do interessado acompanhar a divulgação do resultado nos canais oficiais e manter seus dados atualizados.
O Detran ES também alerta que o processo de habilitação tem validade de 12 meses a partir da data de abertura do processo na autoescola. Caso esse prazo seja ultrapassado, os candidatos serão considerados desistentes e ficarão impedidos de participar dos editais do Programa CNH Social por três anos.
Capacitação Adicional
Beneficiários do programa também têm a opção de se inscreverem para cursos de atualização e especialização, como parte da Etapa de Capacitação. A ideia é profissionalizar os condutores, aumentando a empregabilidade. São oferecidos Cursos Especializados em Transporte de Produtos Perigosos, Transporte Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência.
Para matricular-se em um curso especializado, é necessário que o condutor tenha a última CNH emitida pelo benefício CNH Social, seja maior de 21 anos, tenha a CNH válida, não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas ou seja reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, e não esteja cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH. As empresas credenciadas que oferecem os cursos profissionalizantes estão disponíveis aqui: (cursos-profissionalizantes)
Lista de suplentes
Os interessados devem conferir se seus nomes constam na lista de convocados, que pode ser acessada diretamente através deste link: (CNHsocial)
Caso tenham sido selecionados, podem proceder com a matrícula online.
Matrícula
Os selecionados na lista de suplentes devem acessar a aba ‘CNH Social’ no site www.detran.es.gov.br e realizar a matrícula on-line entre as 12 horas do dia 15 de junho até as 23h59 do dia 30 de junho de 2023.
Mais informações
O passo a passo e prazos para a matrícula online, além dos demais procedimentos do processo de Habilitação do CNH Social 2023, confira aqui: (Instruções-suplentes)