Na última quinta-feira (19), o Detran|ES publicou o calendário do Licenciamento Anual 2025. As datas de pagamento serão em setembro de 2025. Além das datas, o DETRAN trambém trouxe o cronograma de fiscalização do licenciamento veicular. Confira!
DETRAN divulga calendário de licenciamento para o próximo ano
No calendário, as datas seguem o número final da placa do veículo. O cronograma também acompanha os vencimentos do IPVA, já definidos pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). O calendário e o cronograma de fiscalização estão disponíveis no site oficial do Detran: www.detran.es.gov.br.
Leia Mais ∎
Para realizar o pagamento, os proprietários precisam imprimir o Documento Único de Arrecadação (DUA) diretamente no site do Detran|ES. Não haverá envio de boletos por correio, e-mail, mensagem de texto ou WhatsApp.
Além disso, o DUA possui QR Code para pagamento via Pix e código de barras para pagamento nas instituições financeiras indicadas. O Detran alerta que o pagamento deve ser feito somente se o destinatário for “Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo”.
Caso apareça outro destinatário, o cidadão não deve realizar o Pix. Segundo o órgão, boletos acessados fora do site oficial podem ser golpes. O Detran orienta que os proprietários não pesquisem boletos em sites de busca ou entrem em páginas não confiáveis.
Para realizar o licenciamento, todos os veículos devem estar com pendências quitadas. IPVA, multas e taxas precisam estar em dia antes da regularização. Além disso, pendências administrativas podem impedir o processo, como Certificado de Segurança Veicular (CSV) para veículos com GNV, recall pendente ou restrições judiciais.
Renovar o licenciamento é obrigatório para todos os veículos
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente. O documento é obrigatório para circular em vias públicas e estar em dia com os tributos.
O Detran também lembra que o Licenciamento de 2024 deve estar pago para evitar multas durante fiscalizações de trânsito. Mais informações podem ser consultadas no site www.detran.es.gov.br.
