O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural

Na data em que celebramos o Dia Mundial da água, a população da Serra passa por uma série de problemas ligados aos recursos hídricos da cidade. A CPI do Saneamento instaurada na Câmara de Vereadores foi criada para investigar possíveis irregularidades no tratamento de esgoto da cidade e em seu desdobramento, foi constatado que a PPP responsável pelo saneamento básico, está lançando o efluente nos rios, córregos e lagoas com uma qualidade muito abaixo do que é exigido pela legislação municipal, estadual e federal.
Leia Mais ∎
Esta constatação foi realizada através de um laboratório independente contratado pela Câmara de vereadores a pedido da Comissão Especial de Inquérito.
O vereador Anderson Muniz que também é presidente da CPI foi quem liderou as diligências para a coleta de amostras nas estações de tratamento de esgoto da cidade.
Segundo Anderson, essas visitas fiscalizatórias revelaram um verdadeiro descaso das empresas responsáveis com a população e o meio ambiente da Serra.
“Quem deveria dar o exemplo e tratar o esgoto está contribuindo para a poluição dos nossos mananciais.”
Vereador Anderson Muniz

Lagoas conhecidas do município como a Juara e a Lagoa de Carapebus estão poluídas, e continuam recebendo uma quantidade considerável de esgoto tratado com a qualidade muito abaixo do que é exigido pelos órgãos regulamentadores, uma vez que os corpos hídricos que recebem o efluente das estações de tratamento de esgoto desaguam nessas lagoas, em sua maioria.
Para os serranos, o Dia Mundial da Água é celebrado como uma missa fúnebre onde é presenciado a morte dos principais mananciais da cidade.
“Uma triste realidade, não temos o que comemorar.”
Completa o vereador Anderson Muniz.
