Pais e responsáveis de alunos da EMEF Manoel Carlos de Miranda, em José de Anchieta, na Serra, realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (11) contra a exoneração do diretor da unidade, Luciano Rodrigues da Silva. Segundo a comunidade escolar, o afastamento ocorreu logo após o diretor entregar antecipadamente os kits escolares aos alunos, início do ano letivo.
De acordo com relatos colhidos pelo repórter Wal Junior do Serra Noticiário no local, o material escolar teria chegado à escola no domingo e o diretor decidiu realizar a distribuição imediatamente na segunda-feira (09), por entender que muitos estudantes já necessitavam do material para acompanhar as aulas. A exoneração do diretor aconteceu nesta terça-feira (10), o que surpreendeu pais e responsáveis.
Leia Mais ∎
Vídeo YouTube SN:
Pais relatam insatisfação com exoneração
Durante o ato, os manifestantes caminharam com cartazes e carro de som, parando em frente à sede da unidade e também em outros pontos da região, pedindo esclarecimentos e a revisão da decisão administrativa.
Segundo os pais que conversaram com a reportagem, a antecipação da entrega teria desagradado a gestão municipal porque, na avaliação deles, o diretor teria “furado” um anúncio que seria feito nos dias seguintes pelo prefeito e pela secretária de Educação nas redes sociais. Os manifestantes afirmam que essa teria sido a principal razão do afastamento.
Eles também relataram que o diretor vinha promovendo mudanças consideradas positivas na escola, como melhorias na organização interna, na segurança e no acompanhamento de alunos, inclusive crianças com necessidades específicas. Para os pais, a medida foi desproporcional e prejudica a comunidade escolar.
O deputado estadual Pablo Muribeca e o vereador da Serra Agente Dias, ambos do partido Republicanos, estiveram no local acompanhando a manifestação e ouvindo as reivindicações dos responsáveis.
O que diz a Prefeitura da Serra
Procurada pelo SN, a Secretaria Municipal de Educação da Serra informou, por meio de nota, que o servidor Luciano Rodrigues da Silva foi dispensado da função temporária de diretor escolar da EMEF Manoel Carlos de Miranda após análise administrativa realizada pela pasta, nos termos dos artigos 60 e 61 do decreto municipal que regulamenta a gestão das unidades de ensino.
A Secretaria afirmou ainda que a medida observa os critérios legais e normativos aplicáveis à administração pública e reafirmou compromisso com a legalidade, a transparência e a continuidade da oferta educacional na rede municipal.
O município não confirmou que a decisão tenha relação com a antecipação da entrega dos kits escolares. Apesar de ter ocorrido logo após o fato.
Comunidade pede revisão da decisão
O SN também teve acesso a uma nota de repúdio atribuída a pais e membros da comunidade escolar, que consideram a exoneração injusta e pedem a revisão do ato administrativo.
O Serra Noticiário segue acompanhando o caso.
