Entre a noite de sexta-feira (28) e a madrugada de sábado (29), uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra resultou na apreensão de aproximadamente 2,5 toneladas de fios de cobre, durante uma ação que teve início no bairro Bicanga, no município da Serra. Durante a ação, cinco suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Serra.
De acordo com os agentes da Guarda da Serra que participaram da operação, a equipe realizava buscas para verificar uma denúncia sobre um veículo roubado na região. Durante as buscas, os agentes encontraram uma grande quantidade de cabos de telefonia acumulados em uma área isolada. No local, além do material, os agentes detiveram quatro pessoas em situação de rua que realizavam o corte e a queima dos fios para extrair o cobre. Os agentes identificaram indícios de que o material poderia ser fruto de furto ou roubo.
Leia Mais ∎
A comandante da Guarda da Serra acionou o delegado responsável pelo 12º Distrito Policial da Polícia Civil, que auxiliou nos procedimentos da ocorrência. Após coletar as informações, o delegado convocou representantes das empresas de telefonia que operam na Grande Vitória para confirmar a origem do material.
“Alguns representantes foram até o local e confirmaram que aqueles cabos pertenciam às empresas e foram subtraídos. Com isso, foi realizada uma operação de remoção para recuperar os cabos que ainda não tinham sido danificados”.
Delegado Josafá da Silva
Titular do 12º Distrito Policial
Cerca de 2,5 toneladas de cabos de cobre foram recolhidos do local. A Guarda da Serra conduziu os quatro suspeitos e a proprietária de um ferro-velho localizado em Vitória para a Delegacia Regional de Serra.
Vídeo YouTube SN:
Envolvidos
Dos cinco conduzidos para a delegacia, quatro homens em situação de rua foram autuados por receptação simples. A Polícia Civil estabeleceu fiança, que foi paga, permitindo que eles respondam em liberdade. Já a proprietária de um ferro-velho localizado em Vitória foi autuada por receptação qualificada, um crime sem possibilidade de fiança em sede policial. Ela será encaminhada ao sistema prisional, e as investigações prosseguirão para apurar seu possível envolvimento com a organização criminosa responsável pelos furtos.
Ações para combater o furto e roubo de fios na Grande Vitória
As Forças de Segurança atuam de maneira integrada para combater o furto, roubo e receptação de fios de cobre na Grande Vitória. Em 2024, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) criou o Comitê Permanente Integrado de Repressão aos Furtos e Receptação de Fios de Cobre. Esse comitê reúne representantes das Forças de Segurança que integram a SESP, além do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST), empresas de telefonia e concessionárias de energia elétrica, promovendo uma atuação mais coordenada e eficaz.
Denúncias
Ainda em 2024, o Disque-Denúncia 181 passou a oferecer um canal específico para o recebimento de denúncias relacionadas a furtos e receptação de fios e cabos. Os cidadãos podem enviar informações, fotos e vídeos diretamente pelo ícone disponível na página inicial do site, por meio do link: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando as iniciativas realizadas na cidade para combater os furtos e roubos de fios. Assim que houver novas ações, retornaremos com as atualizações para nossos leitores.
