Nesta terça-feira (23), a EDP, fornecedora de energia elétrica do Espírito Santo, emitiu um alerta sobre os perigos associados ao soltar pipas perto da rede elétrica durante as férias escolares. Conforme a EDP, em 2023, pipas causaram interrupções no fornecimento de energia para mais de 163 mil clientes em 70 municípios do estado.
A Grande Vitória, incluindo as cidades de Cariacica, Vila Velha e Serra, foi a mais afetada, com 487 incidentes e mais de 116 mil clientes impactados. O monitoramento da EDP revela que as localizações mais populosas próximas às redes elétricas são as mais afetadas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Por outro lado, nas regiões Norte e Sul, São Mateus, Linhares, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Itapemirim lideram em número de ocorrências, afetando quase 46 mil clientes. Contudo, mesmo com a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP, que minimiza impactos, os transtornos e riscos são consideráveis.
Além disso, Filipe Lima, gestor executivo de operação e serviços da EDP, enfatiza os riscos: “Uma pipa na fiação elétrica não apenas causa falta de energia, mas também representa perigo de ferimentos graves e até morte.”
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Os registros de 2023 da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) indicam que, nos últimos 10 anos, 47 mortes no Brasil ocorreram devido a acidentes com pipas na rede elétrica.
Pipas com cerol ou outros materiais cortantes são especialmente perigosas, podendo causar curtos-circuitos e desligamentos ao romper cabos de energia.
Portanto, durante as férias, a EDP intensifica seus avisos, orientando que as pipas sejam empinadas em locais abertos, longe de fios elétricos. Em caso de acidente, a EDP deve ser imediatamente acionada.
Dicas de segurança
- Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Assim, empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços.
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas, nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente os técnicos da distribuidora têm treinamento para manusear a rede com total segurança.
- Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. Não lance na rede “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto.
- Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira.
Canais de atendimento EDP
- Site da EDP Online: www.edponline.com.br
- Aplicativo da EDP: Baixe o App da empresa por este link: App EDP Online
- WhatsApp EDP: (27) 99772-2549
- Central de atendimento por telefone: (0800 721 0707)
- Agências de atendimento presencial
Saiba mais sobre a EDP
A EDP no Brasil é uma empresa do Grupo EDP, presente no país há mais de 27 anos. Com mais de 12 mil funcionários, a EDP atua em vários segmentos do setor energético, incluindo geração, transmissão, distribuição, comercialização, além de desenvolver e manter ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.
A empresa foi eleita a mais inovadora do setor elétrico pelo quarto ano consecutivo em 2023, liderando o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 por dois anos.
Câmara da Serra realiza debate sobre a cultura da pipa e seus riscos à sociedade