A EDP tem aumentado os seus investimentos no Estado e está direcionando cerca de R$ 3 bilhões para melhorias operacionais e expansão da rede no ciclo que vai de 2021 a 2025
A EDP, empresa que atua no segmento de distribuição de energia no Espírito Santo, agora faz parte do conselho permanente do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), coordenado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O grupo tem como missão discutir e defender os interesses do setor de petróleo, gás e energia do Espírito Santo, visando aproveitar as oportunidades para gerar negócios, soluções inovadoras e desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“A energia é um dos principais insumos da indústria e o desenvolvimento do Espírito Santo também passa pelo aperfeiçoamento da nossa matriz energética. Por isso, o Fórum e a EDP têm muito em comum e a compartilhar. Nos unimos novamente, agora por meio do conselho permanente do FCPGE – para o qual a empresa indicou o seu CEO no Brasil, João Marques da Cruz –, com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Espírito Santo”, comenta Cris Samorini, presidente da Findes.
A EDP é a maior distribuidora de energia do Espírito Santo, onde atende a cerca de 1,6 milhão de clientes em 70 municípios. A Empresa tem aumentado os seus investimentos no Estado e está direcionando cerca de R$ 3 bilhões para melhorias operacionais e expansão da rede no ciclo que vai de 2021 a 2025. melhorando a confiabilidade do sistema e a segurança e qualidade do fornecimento de energia.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
“Temos atuado para expandir e melhorar a rede de energia no Espírito Santo, tornando-a mais segura, confiável, monitorada e flexível. Por meio do Fórum, teremos a oportunidade de nos juntar a outros players para discutir e defender os interesses do setor, o que é importante e permite somarmos esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma João Marques da Cruz, presidente da EDP no Brasil.
Mapeamento da infraestrutura do gás e energia
Atualmente, o FCPGE está realizando um mapeamento da infraestrutura de gás e energia do Espírito Santo, visando à elaboração de um road map estratégico, explorando competividade, sinergias, oportunidades, gargalos e ameaças e obstáculos à ampliação do mercado de gás e de energia.
O levantamento proposto pelo FCPGE pretende mapear a infraestrutura de gás, incluindo, dentre outras, as unidades geradoras termelétricas e, não menos importante, a infraestrutura de transmissão de energia elétrica, para levar aos consumidores a nova energia limpa que se pretende desenvolver no estado, tendo o gás como elemento de transição para neutralidade das emissões de GEE.
Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 25 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.
Saiba mais sobre o Fórum
O Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE) foi criado em 2013 para articular e apoiar as ações das organizações que atuam no Espírito Santo, visando aproveitar as oportunidades para gerar negócios, soluções inovadoras e desenvolvimento com sustentabilidade visando potencializar o crescimento do setor no Espírito Santo.
Composto por mais de 30 instituições do governo estadual, academia e instituições privadas, ele tem por missão, promover a defesa de interesses do setor de Petróleo, Gás e Energia do Espírito Santo.
A governança do Fórum é exercida por um comitê estratégico constituído por:
- Governo do Estado do Espírito Santo
- Findes
- Sebrae
- ES Gás
- Petrobrás
- Shell
- EDP Brasil
- Prysmian Group
- Equinor
- Karavan Oil
- Energy Plataform (ENP)
- IMetame
- Estaleiro Jurong Aracruz
Ele tem a função de definir as estratégias indutoras do Fórum, aprovar as ações, validar propostas de alocação de recursos financeiros e deliberar sobre questões relevantes apresentadas pela coordenação executiva.