Na última terça-feira (05), a concessionaria de energia Energias de Portugal (EDP) anunciou que, a partir de dezembro de 2023, implementou um QR Code em suas faturas, proporcionando acesso direto à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para todos os clientes do ES.
Essa inovação, realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ) e de acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visa aumentar a transparência e segurança para os consumidores.
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Dessa forma, o novo sistema permite que os clientes verifiquem de forma online a autenticidade das informações de suas contas. A iniciativa também busca esclarecer e detalhar melhor tarifas e impostos, tornando a gestão do consumo residencial mais acessível e compreensível. A mudança será automática para todos os consumidores na área de concessão da EDP.
Evandro Scopel, diretor da EDP, destacou a medida e reforçou os cuidados da empresa para manter a qualidade e transparência dos serviços para os clientes.
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“Essa novidade está alinhada ao compromisso da EDP de ser transparente, permitindo que o cliente tenha acesso a todas as informações relacionadas ao seu consumo e pagamento de energia. A companhia reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento de qualidade, mantendo-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.”
Evandro Scopel
Diretor da EDP
Já o Secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, comemorou a modernização e segurança que as implementações trarão para os clientes.
“A atualização na nota fiscal de energia elétrica, em parceria com a EDP, é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento.”
Benicio Costa
Secretário de Estado da Fazenda
Sendo assim, é importante mencionar que o QR Code para pagamentos via Pix, já popular entre os consumidores, continuará presente nas faturas. Com isso, os clientes terão dois códigos QR para facilitar suas transações e gestão diária.
Para acessar a NF-e, basta usar a câmera do celular para escanear o QR Code na fatura. Para mais informações sobre as faturas e as mudanças implementadas, os clientes podem visitar o site oficial da EDP: www.edp.com.br/suaconta
Em caso de dúvidas, a EDP oferece vários canais de atendimento, incluindo o aplicativo EDP Online, o WhatsApp (27) 99772-2549, a Central de Atendimento (0800 721 0707) e as agências presenciais.
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