O Brasil se aproxima de mais uma eleição nacional onde a população irá às urnas no dia 2 de outubro, para escolher os membros das casas legislativas e os candidatos a governador e presidente. Assim como as demais federações, o Espírito Santo terá de escolher quem deverá comandar o estado por mais quatro anos.
Sendo assim, nesse período de campanha, é importante e trivial que os candidatos estejam presentes em debates e entrevistas, para que os eleitores conheçam suas ideias e propostas de governo. Pensando nisso, o podcast conceituado Podpocar, que trata de diversos assuntos em um tom mais descontraído, voltado a um público mais jovial, abriu espaço para que todos os candidatos pudessem comparecer ao programa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Candidatos desmarcam entrevista em cima da hora
Todos candidatos aceitaram participar, gerando tremendo trabalho durante preparativos e produção, porém em cima da hora, três candidatos, Audifax Barcelos, Guerrino Zanon e Carlos Manato não compareceram à sabatina do Podpocar. Cada um dos candidatos deu razões diferentes para não comparecerem ao programa.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Suspeita de um possível conchavo político
Nas últimas semanas, o candidato à reeleição Rentato Casagrande (PSB) lidera todas as pesquisas eleitorais e por conta disso, os adversários Audifax Barcelos (REDE), Guerrino Zanon (PSD) e Carlos Manato (PL), alegadamente, teriam feito um acordo de unirem forças para derrotar Renato Casagrande em um eventual segundo turno.
Por isso, os três candidatos estariam alinhados em estratégias políticas, o que levanta ainda mais a suspeita de que a não participação no podcast Podpocar, foi uma estratégia de campanha e não meros problemas de saúde e agenda.
Prejuízos ao Podpocar
Além do descaso com o público que parou para a assistir ao programa, na expectativa de conhecer as propostas do candidato, o podcast Podpocar arcou com prejuízos consideráveis.
O apresentador do programa, Felipe Chicarino contou à reportagem do Serra Noticiário que o Podpocar, assim como todos os veículos de mídia, é uma empresa. Ou seja, possui despesas e funcionários que trabalham diariamente para fazer o projeto caminhar.
Para receber os candidatos ao governo do Espírito Santo, o Podpocar teve que dispor de recursos para funcionários, que somam mais de 10 profissionais envolvidos no programa. Jornalistas, profissionais de Rádio e TV, organizadores do estúdio, tradutores de libras, social media além dos apresentadores, Felipe Chicarino e Arleson Schneider.
Dessa forma, os candidatos prejudicaram os profissionais de uma empresa de comunicação. Além disso, o apresentador se queixou os candidatos não levaram com devida seriedade o trabalho do Podpocar, justamente por ser um veículo de mídia digital, que muitas vezes não é reconhecido como um programa sério, assim como os demais veículos de mídias tradicionais.
O que disseram as assessorias dos candidatos
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com todas as assessorias dos candidatos que faltaram ao Podpocar, para saber dos motivos que os fizeram desistir e se pretendiam remarcar uma nova data.
Guerrino Zanon
O candidato Guerrino Zanon (PSD) desmarcou a entrevista um dia antes da data marcada. A reportagem do Serra Noticiário tentou entrar em contato, mas não obteve respostas. A participação do candidato estava agendada para a última terça-feira (13). Os apresentadores do Podpocar mesmo com a falta do candidato, honraram o compromisso e apresentaram o programa com a cadeira vazia.
Audifax Barcelos.
O candidato Audifax Barcelos (REDE) que tinha publicado em sua agenda o compromisso com o Podpocar, ordenou que a assessoria questionasse a possibilidade de adiar a sabatina, também às vésperas.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria do candidato, que além de faltar com a cordialidade, preferiu não responder nenhum dos questionamentos. A entrevista estava agendada para o último sábado (17), mas por conta da negativa do candidato, não aconteceu.
Carlos Manato
O candidato Carlos Manato (PL) foi o caso mais curioso dessa série de sabatinas. A entrevista que estava agendada para o dia 10 de setembro, foi desmarcada na manhã do mesmo dia pelo candidato, que alegou estar com problemas vocais.
No entanto, horas após cancelar o compromisso, o candidato, alegadamente, estava discursando em cima de um trio elétrico no município de Iconha, sul do Espírito Santo.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com o próprio candidato, que diferente dos demais, respondeu de forma cordial a equipe do SN. Carlos Manato alegou que na véspera da entrevista esteve discursando por cerca de 8h em compromissos de campanha.
Quando questionado do motivo de ter aparecido discursando em Iconha no mesmo dia, o candidato não respondeu e compartilhou diversas imagens e mensagens da própria campanha eleitoral, demonstrando que havia realizado intensa maratona pelas principais cidades na região sul do estado do Espirito Santo, na sexta-feira (09).
O Podpocar, assim como fez com o candidato Guerrino Zanon e Audifax, também honrou o compromisso e apresentou o programa com a cadeira do entrevistado Carlos Manato vazia.
O que disse o Podpocar
A reportagem do Serra Noticiário em contato com um dos apresentadores do programa, Felipe Chicarino, quis saber qual foi a importância da presença dos candidatos em momentos como esses de véspera de eleições.
“O Podpocar fez algo jamais feito na comunicação capixaba. Convidamos todos os candidatos ao governo do estado e oferecemos a eles o mesmo tempo: 40 minutos. Foi a primeira iniciativa assim feita por um podcast no ES. Digo que foi inédito, pois os veículos de comunicação até chamam todos, mas o tempo destinado não é igual. Aqui no estado elas usam critérios para determinar o tempo de participação dos candidatos. Quem tem percentual pequeno na pesquisa IPEC, tem menos espaço de visibilidade. Via de regra é assim. E não acreditamos que seja democrático.”
Disse Felipe Chicarino, produtor e apresentador do Podpocar
Felipe ainda comentou da importância desse projeto para a população do Espírito Santo.
“É o que eu disse aos 4 candidatos que, gentilmente, participaram e cumpriram com o compromisso. Com a presença deles na sabatina, ganha a candidatura do candidato, ganha o público do Podcast, ganhamos eu e Schneider, ganha o eleitor e a democracia.”
Completou Felipe Chicarino
Mesmo com a ausência dos três candidatos, as entrevistas seguiram e foram um sucesso
“A gente recebeu candidatos de ideologias completamente diferentes: da extrema-esquerda, da extrema-direita, de centro e mais liberal. Foi uma puta experiência! O eleitor, ao assistir os episódios com os candidatos, poderá analisar quem tem as melhores e as mais verdadeiras propostas para o Estado em diferentes áreas.”
Afirmou Felipe Chicarino
Felipe Chicarino por fim afirmou que a intenção da sabatina era apenas oferecer para a audiência, uma oportunidade de conhecer seus candidatos, para que seu voto fosse o mais consciente possível e por isso, todos os candidatos de ideologias diferentes foram convidados e bem recebidos.
“Tradicionalmente o Podpocar é um lugar de acolhimento, não de enfrentamento. E na nossa sabatina, o rolê não poderia ser diferente. Tá na nossa identidade! Não queríamos que a sabatina fosse uma inquisição aos candidatos, pelo contrário. Queríamos que eles se sentissem leves, à vontade e sem pressa para responderem nossos questionamentos técnicos baseados nos planos de governo.”
Finalizou Felipe Chicarino
Confira abaixo a série de entrevistas e sabatinas com todos os candidatos ao governo do Espírito Santo, que compareceram (e até os que não compareceram) ao Podpocar.