A corrida eleitoral em Serra oficialmente começou na última sexta-feira (16), com o início do período eleitoral para as candidaturas municipais de 2024. Assim, com sete candidatos disputando a Prefeitura da Serra, o eleitor terá opções de ideias, trajetórias e propostas para escolher o seu voto.
Com o registro dos candidatos finalizado, a competição para suceder a Sergio Vidigal (PDT) promete ser intensa. Portanto, confira abaixo quem são os candidatos à Prefeitura da Serra e conheça um pouco da trajetória de cada um deles dentro da política.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Antonio Bugenstab (PRTB)
Antonio Bungenstab, com 70 anos e nascido em Nova Venécia, reside no Jardim Tropical em Serra. Ele é economista e técnico em edificações, trabalhando atualmente com construtoras. Lidera o PRTB no Espírito Santo, apoia Jair Bolsonaro e Pablo Marçal de São Paulo, afirmando ser o único candidato de direita em Serra. Suas campanhas anteriores incluem tentativas falhas para deputado federal em 2014 e senador em 2022, onde alcançou apenas 0,13% dos votos.
Audifax Barcelos (PP)
Audifax Barcelos, do PP, aos 60 anos, é formado em Economia e Administração pela UFES e é servidor de carreira na Prefeitura de Vitória. Iniciou na política no PT, foi secretário municipal em Serra de 2001 a 2004 sob governo de Sérgio Vidigal. Eleito prefeito em 2004 pelo PDT, não conseguiu a reeleição em 2008 mas foi eleito deputado federal em 2010 pelo PSB.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Audifax Barcelos retornou à prefeitura da Serra em 2012 e foi reeleito em 2016 pelo partido Rede. Em 2022, o candidato concorreu ao governo do estado, mas não avançou para o segundo turno.
Igor Elson (PL)
Igor Elson, candidato do PL, aos 45 anos, começou sua carreira política como assessor e segurança do senador Magno Malta (PL). Além disso, trabalhou com Audifax e foi seu segurança. Foi secretário Adjunto de segurança, secretário de serviços e entre outras funções no último mandato de Audifax.
Eleito vereador em 2020 pelo Podemos, mudou para o PL e concorreu sem sucesso a deputado estadual em 2022. Agora lidera o PL em Serra e se apresenta como o candidato da direita bolsonarista.
Pablo Muribeca (Republicanos)
Pablo Muribeca do Republicanos, aos 33 anos, é natural da zona rural de Muribeca, do qual carrega o nome, já foi eleito vereador da Serra em 2020 pelo Patriota. Atualmente é deputado estadual, tendo sido eleito em 2022, e continua sua atuação política fazendo oposição ao atual prefeito Vidigal.
Recentemente, Muribeca filiou-se ao Republicanos, e é conhecido por sua presença ativa nas redes sociais. Principalmente na saúde, alvo de muitas de suas fiscalizações e críticas da atual gestão do município.
Professor Roberto Carlos (PT)
Professor Roberto Carlos do PT, com 59 anos, Professor Roberto Carlos tem uma longa carreira como educador e político. Ele ensinou Geografia em escolas privadas e ajudou a fundar um cursinho pré-vestibular gratuito. Serviu como vereador em Serra por dois mandatos(2004 a 2012) e foi deputado estadual como suplente em 2019.
Candidatou-se ao governo em 2014 pelo PT, mas não teve sucesso. Recentemente, trabalhou na administração de Audifax Barcelos e no gabinete do senador Fabiano Contarato.
Weverson Meireles (PDT)
Weverson Meireles (PDT), o protegido do atual prefeito Sergio Vidigal do mesmo partido. Aos 33 anos, aparece como um novo rosto na política, endossado pelo atual prefeito. Em sua carreira, trabalhou diretamente com Vidigal em várias capacidades e foi subsecretário estadual de Esportes. Recentemente foi chefe de gabinete de Vidigal e secretário estadual de Turismo. Além disso, Weverson foi presidente do PDT no Espírito Santo de 2021 até março deste ano.
Meireles é conhecido por suas posições administrativas e promete continuar as políticas de Vidigal. Além do apoio do atual prefeito, Weverson também conta com o apoio do governador do ES, Renato Casagrande (PSB).
Wylson Zon (NOVO)
Wylson Zon do Novo, aos 60 anos, é um empresário com uma vasta experiência no associativismo empresarial. É ex-presidente da Associação dos Empresários da Serra e atuou em diversos conselhos e comitês locais.
Anteriormente, ele ocupou a posição de diretor na Associação de Moradores de Manguinhos. No momento, ele desempenha o papel de diretor na Ybyplan e atua como sócio e conselheiro no Grupo Macafé Empreendimentos, que são empresas envolvidas no setor imobiliário. Esta é a sua primeira candidatura política.
Por fim, o primeiro turno das eleições de 2024 estão previstas para ocorrer no dia 6 e o segundo turno no dia 27 de outubro. Lembrando, que o segundo turno só ocorrer caso nenhum dos candidatos alcance mais de 50% dos votos, deixando a decisão entre os dois mais bem votados. O Serra Noticiário estará acompanhando toda a corrida eleitoral de perto e trará novas informações assim que possível.