A equipe da Polícia Militar (PMES) que atuou na ocorrência que resultou na prisão do vereador Fred do PDT recebeu um elogio formal do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (CIODES). O reconhecimento foi publicado pelo oficial que estava de serviço no dia da ocorrência e, conforme o documento, passará a constar na ficha funcional dos policiais envolvidos.
Segundo a nota, o elogio foi direcionado ao subtenente Maurício e à equipe que participou da ação. No texto, o comandante do CIODES destaca que os militares “demonstraram absoluto compromisso com o dever, imparcialidade e respeito aos direitos e garantias legais, honrando os princípios da Polícia Militar e reforçando a confiança da sociedade na atuação da instituição (…)”. A nota também menciona que o profissionalismo se manteve “mesmo diante da complexidade e da relevância social da ocorrência, que culminou na prisão de um vereador (…)”.
Leia Mais ∎
Relembre como foi a prisão do vereador do PDT
O vereador Marlon Fred Oliveira Matos foi preso em flagrante na madrugada de 15 de dezembro de 2025, após, segundo o registro policial, invadir uma residência da ex-namorada no bairro Alterosas, na Serra, durante um ataque de ciúmes. No local, ele teria se envolvido em agressões e ameaças contra o atual namorado da ex-companheira.
Ainda conforme o boletim, ao ser abordado por equipes da Polícia Militar do Espírito Santo, o vereador teria resistido à prisão, entrado em luta corporal com os militares e agredido um policial com um soco, o que motivou a autuação em flagrante. Posteriormente, a prisão foi convertida em preventiva pela Justiça.

Vereador segue preso em Guarapari e aguarda julgamento por homicídio
O vereador Fred do PDT, segue preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari, onde divide cela com outros 26 detentos, conforme as informações repassadas.
Segundo a apuração do SN, o vereador Fred, do PDT, responde na Justiça pelo crime de homicídio qualificado, por participação no assassinato de um homem no bairro Vila Nova de Colares, ocorrido em 2014. O parlamentar deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri da Serra em fevereiro de 2026.
Prefeito ainda não visitou o vereador do seu partido
Até o momento, ainda não há informações se Fred do PDT não recebeu visita do prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), amigo e correligionário político do vereador.
Até a última atualização sobre o caso, o vereador teve dois pedidos de habeas corpus negados, um pela 2ª Vara Criminal da Serra e outro pelo Tribunal de Justiça do ES.
O SN segue acompanhando o caso e mantém o espaço aberto para manifestação da defesa e das demais partes envolvidas.
Matérias relacionadas:
- Vídeo: vereador Fred do PDT é preso após invadir casa da ex e agredir militares na Serra
- Vereador Fred do PDT é autuado em flagrante diversos crimes após ataque de ciúmes na Serra
- Vaza foto de vereador Fred do PDT com uniforme azul da SEJUS
- Justiça decreta prisão preventiva do vereador Fred do PDT, que segue preso
- Justiça aplica medidas protetivas da Lei Maria da Penha contra vereador da Serra
- Veja repercussão da prisão do vereador Fred entre colegas na Câmara da Serra
- Vereador Fred do PDT segue preso após Tribunal de Justiça negar novo pedido de habeas corpus
