O Espírito Santo entrou em alerta vermelho para chuvas intensas neste domingo (04). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, indica grande perigo e prevê volumes elevados de chuva, ventos fortes e alto risco de transtornos em todo o território capixaba.
O alerta passa a valer a partir das 6h deste domingo (04) e segue até 23h59, com previsão de precipitações superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Entre os principais riscos estão alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.
Leia Mais ∎
Alertas em diferentes níveis atingem todas as regiões
Além do alerta vermelho válido para o domingo, o Inmet também emitiu alerta amarelo de chuvas e ventos intensos para todo o estado neste sábado (3). Já as regiões Serrana, Sul, Grande Vitória e Noroeste receberam alerta laranja, que indica perigo, com previsão de chuva de até 60 milímetros e ventos que podem chegar a 100 km/h ao longo do dia.
De acordo com o aviso, os alertas permanecem ativos durante todo o período, com possibilidade de agravamento das condições meteorológicas.
Defesa Civil aponta risco alto e acumulados elevados
Boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com base em dados oficiais de monitoramento, aponta probabilidade alta e moderada de tempo severo em todo o Espírito Santo. O documento destaca que, a partir deste fim de semana, há aumento das condições favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, associadas à atuação de um sistema frontal e à convergência de umidade proveniente da Amazônia.
Segundo o boletim, há aviso de impacto alto ativo para todo o estado, com indicativo de chuvas intensas, descargas elétricas e vento intenso, especialmente entre domingo (4) e segunda-feira (5). Em algumas regiões, os acumulados previstos podem ultrapassar 70 milímetros, com possibilidade de volumes ainda maiores nos dias seguintes.
Dados das últimas 24 horas, levantados pela Defesa Civil, já indicaram volumes significativos de chuva em municípios como Cachoeiro de Itapemirim, Brejetuba, Alegre e Iúna, reforçando o cenário de atenção para os próximos dias.
Vídeo YouTube SN:
Atuação da ZCAS aumenta instabilidade
O cenário de instabilidade é reforçado pelo início da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026. Segundo informações meteorológicas, este é o primeiro episódio do fenômeno no ano e ele deve permanecer ativo até, pelo menos, a próxima quarta-feira (07), mantendo condições favoráveis para chuvas persistentes e volumosas no estado.
Orientação à população
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais sujeitos a alagamentos, e acompanhe os comunicados oficiais. Em caso de emergência, o acionamento deve ser feito pelos canais oficiais.
O Serra Noticiário segue acompanhando a evolução do cenário meteorológico e novos alertas emitidos pelos órgãos oficiais. As informações técnicas citadas nesta reportagem constam no boletim estadual de avisos meteorológicos analisado pela reportagem.
