No último mês de setembro, professores da Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, localizada em Jardim Limoeiro, cidade de Serra, realizaram diversas ações em prol do “Setembro Verde”, que tem como foco a conscientização sobre a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. Agora, na próxima sexta-feira (18), todas essas atividades estarão em exposição mais uma vez na mesma escola para a mostra cultural anual. Confira!
Professores da Serra realizaram campanha pelo setembro verde
No dia 27 de setembro, quem teve a oportunidade de passar próximo à escola Aristóbulo Barbosa Leão presenciou uma grande mobilização a favor da inclusão social. Fechando o “setembro verde”, professores de educação especial, pais e alunos se reuniram no semáforo exibindo cartazes, distribuindo panfletos e claro, tendo contato com a população que se aproximou do projeto.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Alunos resgatam cultura africana na XVI Mostra Cultural da escola Aristóbulo Barbosa Leão
Dessa vez, o projeto irá ganhar contornos ainda mais amplos ao integrar a XVI Mostra Cultural da escola Aristóbulo Barbosa Leão, apresentando o tema “Raízes: a Diversidade Étnico-Racial.
A princípio, a mostra terá como foco trazer as atividades de todos os alunos do Ensino Médio matutino, que ao decorrer do ano se engajaram em temas como a Diversidade Cultural, Racial e a Inclusão em ação.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Sendo assim, será a oportunidade para aqueles que desejam acompanhar um pouco mais das atividades trazidas do “setembro verde” e ainda entrarem em contato com outros temas de suma importância dentro do campo da diversidade racial e cultural em nosso país.
Professor ressalta importância de projetos de conscientização nas escolas
A reportagem do Serra Noticiário teve a oportunidade de conversar com o professor Rafael Carneiro de Oliveira, que comentou um pouco sobre a importância de ações de conscientização como as que ocorreram no setembro verde, e que vão acontecer também nesta sexta-feira na escola Aristóbulo Barbosa Leão.
“Nós entendemos que as nossas ações de conscientização, de informação, de formação, elas devem ganhar outros espaços. Elas devem ultrapassar os espaços da escola, os muros da escola e ganhar a sociedade, ganhar as ruas. Justamente com o intento de informar, de conscientizar, de combater o capacitismo, de combater o preconceito e de combater esses estigmas sociais”
Professor Rafael Carneiro de Oliveira
Por fim, o professor também especificou um pouco de como as atividades do “setembro verde” vão se juntar à Mostra Cultura desta sexta-feira, e também um pouco do que o público pode esperar encontrar no evento realizado pelos alunos e corpo docente.
“A Educação Especial, enquanto modalidade relacionada à área de deficiência intelectual, autismo, Altas Habilidades, superdotação, deficiência auditiva, deficiência visual, a equipe da Educação Especial, ela vai participar também da amostra cultural, com oficina de mandalas, mandalas africanas, mandalas terapêuticas, ela vai expor o banner com todas as ações que foram realizadas ao longo do trimestre dentro dessa temática da Educação Especial, com essa relação da educação antirracista e anticapacitista.”
O Serra Noticiário estará acompanhando o evento de perto e trará novas informações assim que possível.