Dados da Gerência do Observatório da Segurança Pública (GEOSP), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), apontam que o Espírito Santo alcançou o mês de setembro com o menor número de assassinatos desde 1996. Foram registrados 65 homicídios nos últimos 30 dias. Nos nove meses já corridos de 2022, a redução chega a mais de 12%.
O mês de setembro de 2022 apresenta um número melhor que o mesmo período de 2019, quando foram registradas 74 mortes violentas, sendo que essa era até então a menor quantidade de homicídios da série histórica. Além disso, este ano tem 101 registros de mortes violentas a menos que em 2021, sendo 719 a 820, respectivamente.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Todas as regiões do Espírito Santo estão com dados positivos em relação à queda do número de homicídios. A Região Metropolitana da Grande Vitória, que obteve em 2021 o melhor resultado desde 1996, apresenta queda de 5,5% nos registros. Já a região norte do Estado tem decréscimo de cerca de 16%, o Sul menos 12%, a região noroeste apresenta redução de mais de 30% nos assassinatos e a serrana menos 11%.
Em destaque, alguns municípios apresentam resultados expressivos. Cariacica alcançou o mês com a menor quantidade de homicídios neste ano, sendo seis mortes registradas. Serra também teve o melhor período de 30 dias em 2022, com sete assassinatos. No município de Aracruz, na região norte, há quatro meses os moradores não presenciam uma vida retirada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Alguns municípios ainda são pontos de atenção, mas vêm demonstrando melhoras. Vila Velha, por exemplo, que chegou a alcançar um aumento no número dos homicídios de mais de 100%, nos primeiros meses do ano, registrou 17% a mais em relação ao ano passado. Essa recuperação se deu após um intenso trabalho das forças de segurança do Estado no sentido de arrefecer a guerra do tráfico de drogas.
Já Vitória, que apresentou meses de tensão e confrontos entre facções criminosas, registrou dois assassinatos em setembro, apresentando assim aumento de um caso em relação ao ano passado.