Nesta terça-feira (19), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) anunciou, a revogação do Estado de Alerta para escassez hídrica no Espírito Santo. A decisão foi formalizada pela Resolução nº 004/2024, publicada no Diário Oficial do Estado.
AGERH encerra Alerta Hídrico em todo o estado do ES
Embora o Estado de Alerta tenha sido encerrado, a AGERH recomendou que os usuários continuem seguindo as orientações da Resolução nº 002/2024, que instituiu o Estado de Atenção. Essas medidas visam garantir o uso racional e sustentável da água.
Leia Mais ∎
De acordo com o diretor-presidente da AGERH, Fabio Ahnert, o retorno das chuvas em outubro foi fundamental para a melhora no cenário hídrico. O aumento consistente nas vazões dos principais rios monitorados e a eliminação do déficit hídrico em algumas regiões contribuíram para a decisão.
“É fundamental que os usuários continuem realizando o uso racional da agua, visando a preservação e a sustentabilidade dos recursos disponíveis”
Fabio Ahnert
Ainda assim, Fabio Ahnert destacou que há oscilações significativas nas vazões fluviais, com picos após chuvas e quedas subsequentes, especialmente nas regiões norte e noroeste. Ele reforçou a necessidade de manter o uso racional da água para preservar os recursos hídricos.
A AGERH informou que continuará monitorando a situação hídrica do Estado. As análises serão realizadas de forma contínua, permitindo respostas imediatas a eventuais mudanças climáticas. Além disso, informações sobre os recursos hídricos serão divulgadas periodicamente.
Com a previsão de chuvas nas próximas semanas, a expectativa é que o estresse hídrico seja reduzido ainda mais, garantindo maior oferta de água para os capixabas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
