O ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro, faleceu na madrugada desta quinta-feira (14), em Vitória, aos 87 anos. Internado há quase dois meses, a causa da morte foi insuficiência renal aguda. Em respeito ao ex-líder, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) decretou luto oficial.
Max Mauro morre aos 87 anos
Durante sua trajetória, Max Mauro atuou em diversos cargos públicos, consolidando uma carreira que o levou a ser prefeito de Vila Velha (1971-1974), deputado estadual (1975-1979) e deputado federal em três mandatos distintos (1979-1983, 1983-1987 e 1999-2003). Em 1986, foi eleito governador do Espírito Santo, onde exerceu o mandato até 1991, deixando um legado marcado por políticas de sustentabilidade, infraestrutura e saneamento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O presidente da ALES, deputado Marcelo Santos (União Brasil), destacou a perda como uma grande tristeza para o estado. : “Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-governador Max Mauro, deixando legado de sustentabilidade, infraestrutura e saneamento. (…). Ao Max Filho, ex-dep e ex-prefeito, nossas condolências“.
Post X:
Lamento profundamente o falecimento do ex-dep e ex-governador Max Mauro, deixando legado de sustentabilidade, infraestrutura e saneamento. Em sua homenagem, decretamos luto oficial de 3 dias na @assembleiaes . Ao Max Filho, ex-dep e ex-prefeito, nossas condolências. pic.twitter.com/Sd0djGjznQ
— Marcelo Santos (@marcelodeputado) November 14, 2024
Max Mauro ingressou na política ainda na década de 70
Filho de Saturnino Rangel Mauro, uma figura influente na política capixaba, Max Mauro começou sua trajetória muito jovem, inspirado pelo pai. Formado em medicina, ele conciliou a carreira médica com a atuação pública, ingressando na política em 1970, quando se elegeu prefeito de Vila Velha pelo MDB. No Legislativo estadual, destacou-se por apoiar movimentos populares e defender a justiça social.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Sendo assim, entre os destaques de sua carreira, Max Mauro foi um dos principais apoiadores das campanhas das Diretas Já e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com as diretrizes do MDB. Suas contribuições foram fundamentais para o processo de redemocratização no Espírito Santo, com uma atuação pautada em defender direitos de trabalhadores e movimentos sociais.
Logo após governo, Max Mauro continuou sua atuação política. Em 1994, tentou concorrer novamente ao governo, mas sem sucesso. Por fim, o ex-prefeito retornou ao Congresso em 1998, onde cumpriu seu último mandato como deputado federal entre 1999 e 2003.
O Serra Noticiário presta suas concolências à família e amigos do ex-governador Max Mauro.