A exposição “Micélio – entre o fim e começo de tudo”, da artista Kyria Oliveira, ganhou uma nova data de encerramento após ser prorrogada por mais 40 dias. Agora, os visitantes poderão conferir as instalações até 30 de julho de 2025. A mostra está em cartaz no Centro Interpretativo da Aldeia de Reis Magos, localizado dentro da histórica Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos, com visitação de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.
Exposição traz jornada artística inspirada nos Micélios
A exposição apresenta uma instalação composta por esculturas têxteis de feltro, criadas com a técnica ancestral de feltragem. A artista explora o universo fascinante dos micélios, a parte vegetativa dos fungos, propondo reflexões sobre temas como transformação, regeneração e coabitação no planeta. As peças evocam formas orgânicas, redes invisíveis e as relações colaborativas presentes na natureza, convidando o público a refletir sobre a conexão entre os seres vivos e o ambiente.
Leia Mais ∎
Segundo a curadora Clara Pignaton:
“Por serem, ao mesmo tempo, decompositores e regeneradores, os fungos carregam o mistério da transformação e do imponderável. Esses seres da terra, tão antigos e atuais, garantem sua sobrevivência a partir do engajamento em suas relações de colaboração“
Clara Pignaton
As obras se destacam por suas texturas e fios suspensos. Dessa forma, criando um ambiente imersivo e sensorial que transporta os visitantes para um mundo de descobertas e contemplação.
Kyria Oliveira, mineira com vivência no Espírito Santo
Natural de Minas Gerais e radicada no Espírito Santo, Kyria Oliveira é formada pela UFES e possui uma trajetória marcada por participações e prêmios internacionais. Entre seus reconhecimentos estão:
- Participações em bienais em Portugal, Espanha, Itália e China;
- O prestigiado Prêmio Lorenzo il Magnifico, na Bienal de Florença;
- Menção Honrosa na Bienal de Valência.
Além de sua carreira artística, Kyria também atuou como coordenadora da Galeria Homero Massena, em Vitória, e do Museu do Colono, em Santa Leopoldina. Assim, deixando sua marca no cenário cultural capixaba.
Exposição promove roda de conversa com a artista
Para ampliar a experiência da exposição, está programada uma roda de conversa com Kyria Oliveira. O encontro ocorrerá no dia 24 de junho, às 14h, no mesmo local da mostra. Voltado para alunos e colecionadores de arte, o evento será uma oportunidade única para conhecer mais sobre o processo criativo da artista e os conceitos por trás da exposição. As inscrições podem ser feitas no site: institutomodusvivendi.org.br
A exposição é uma realização do Instituto Modus Vivendi, com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR).
O Serra Noticiário continua acompanhando a exposição de perto e trará novas informações assim que possível.
