No dia 24 de setembro, às 13 horas, a APAE Serra promove o 1º Encontro Arte Inclusiva, evento que terá como destaque a exposição “Vozes do Silêncio”. Aberta para visitação gratuita a partir das 9 horas, a mostra reúne trabalhos produzidos pelos alunos da instituição e busca apresentar, por meio da arte, a experiência da pessoa com deficiência.
A proposta é usar a produção artística como forma de expressão, empoderamento e tratamento emocional. Dividida em núcleos temáticos, a exposição traz textos escritos em lixas, flores feitas com pétalas pintadas, máscaras, fotografias em preto e branco e instalações interativas, cada uma carregada de significado.
Leia Mais ∎
Arte como inclusão
O projeto é conduzido pela arteterapeuta Jacyara Paixão Pinheiro, que utiliza atividades criativas para incentivar a autoexpressão e o desenvolvimento de habilidades técnicas dos alunos.
Um dos destaques é o núcleo “Nossa voz”, que apresenta falas registradas durante rodas de conversa na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. As frases foram escritas em lixas, material escolhido como símbolo do desconforto que essas demandas podem causar.
Em “Nosso Jardim”, pétalas pintadas representam emoções e sentimentos dos alunos, formando grandes flores coletivas. Já em “Transparência”, bocas produzidas em técnica semelhante ao vitral simbolizam opinião e desejos.
Inspirada na famosa obra de Edvard Munch, a seção “Nosso Grito” convida à reflexão, trazendo desenhos e pinturas criados durante sessões de arteterapia.
No núcleo “O Silêncio e o Grito”, os visitantes encontrarão desenhos interativos com rostos e bocas que ora estão fechadas, ora abertas, exibindo palavras ligadas a sentimentos e desejos.
Já em “Meu Interior”, máscaras de papelão coloridas expressam o estresse e a dificuldade de lidar com emoções, enquanto “Meu Exterior” mostra máscaras de gases engessados que representam a alegria dos alunos.
Outro ponto marcante é a seção “Expressões”, composta por fotos em preto e branco que revelam mensagens dos estudantes sobre o desrespeito. Por fim, “Boca Maravilha” apresenta um trabalho de pintura e colagem que retrata diferentes expressões de boca, convidando o público a refletir sobre suas próprias emoções.
Programação cultural
O 1º Encontro Arte Inclusiva será aberto ao público e terá ainda uma programação cultural diversificada. Estão confirmadas apresentações do grupo de congo de Cariacica, da dança cultural da APAE de Domingos Martins, da capoeira da APAE Serra e do Projeto Abram as Cortinas. A exposição será realizada na sede da APAE Serra, localizado na rua Afonso Arinos Melo Franco, nº 133, Parque Res. Laranjeiras, na Serra.
A música também terá espaço com shows dos cantores Anderson Andrade e Vanessa Feer.
