Neste sábado (27), a equipe do Serra Noticiário voltou a conversar com a família em suspeita de contágio por gripe aviária (H5N1), que reside no bairro Nova Carapina I, na cidade de Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A vida tranquila dos moradores desta residência da rua Três Corações foi abruptamente interrompida quando uma coruja, aparentemente doente, entrou em contato com a família. O pássaro foi então entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Na última quinta-feira (25), a equipe do IBAMA informou à família que a coruja tinha sucumbido à doença e testado positivo para a gripe aviária. Todos os que tiveram contato direto com o animal foram instruídos a permanecer em isolamento e passar por exames.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Ministério da Saúde investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES
No dia seguinte, sexta-feira (26), agentes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) junto com equipe do IBAMA visitaram a residência. Com objetivo de é identificar e monitorar qualquer indivíduo que tenha tido contato com aves infectadas, garantindo que sejam testados, monitorados e isolados caso desenvolvam sintomas da doença.
A família foi instruída a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede neste sábado (27) caso apresentem sintomas. Os resultados dos testes são esperados em cerca de 10 dias. As amostras coletadas serão analisadas inicialmente pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e, posteriormente, confirmadas pelos laboratórios de referência e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em meio à tensão e à ansiedade pelo resultado dos testes, o morador de 34 anos lamentou que o número de familiares com sintomas já subiu para 10. “A cada dia, mais pessoas da minha família estão sendo afetadas.“
O Serra Noticiário permanecerá atento ao desenrolar dessa situação, fornecendo atualizações conforme novas informações se tornem disponíveis. Enfatizamos a importância do cumprimento das orientações de saúde pública para o controle e prevenção da gripe aviária, uma doença potencialmente séria que pode ser transmitida de aves para humanos.