Nesta última quinta-feira (25), a reportagem do Serra Noticiário recebeu o contato de um morador de Nova Carapina I, cidade de Serra, relatando que uma coruja infectada com o vírus da gripe aviária tinha sido recolhida de sua casa. O morador relatou que desde então vem sentindo fortes sintomas de gripe e não recebeu nenhum tipo de ajuda dos órgãos de saúde da Serra.
Serra registra primeiro caso de gripe aviária e coloca cidade em alerta para a doença
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Família da Serra teve contato com coruja infectada
Assim, o morador contou que na semana passada integrantes do IBAMA foram até sua residência para recolher o animal e levá-lo para o centro de triagem, onde realizaram exames e constataram que o animal estava infectado com o vírus da gripe aviária. No entanto, apenas nesta semana a família foi avisada de que a ave estava contaminada.
Autoridades abandonam a família sem informações e cuidados médicos
Além disso, a família não recebeu nenhuma orientação médica de como agir em casos de sintomas, apenas ouviram que deveriam procurar um médico de forma urgente. O morador contou que cerca de 9 pessoas moram na casa e atualmente, 4 delas estão com sintomas de gripe intensa.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O morador relatou que sente dor de cabeça, dor nos olhos, falta de ar, coriza, febre, fraqueza, falta de apetite e muita dor pelo corpo. Dessa forma, o homem está preocupado, pois não recebe informações e nenhum respaldo sobre o seu caso e como se proteger e prevenir sua família. Até o momento, o morador apenas compareceu à UPA por conta própria, onde recebeu indicações de medicamentos e um atestado médico.
Com isso, a reportagem recebeu esse pedido de ajuda vindo dessa família, que sem nenhum conhecimento do que estava acontecendo, acabaram tendo contato com um animal infectado e agora estão com sintomas fortes de gripe e extremamente preocupados com os riscos desse vírus.
Vírus confirmado na Serra
O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária e já colocou a Serra em estado de alerta para uma possível transmissão em massa do vírus no município. Diferente do que informou na nota oficial, a família não vem recebendo nenhum acompanhamento.
Reportagem procurou autoridades municipais e estaduais
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra e com a Secretaria de Estado da Saúde para saber se as autoridades de saúde estavam a par desse problema e quais seriam as medidas tomadas para amparar essa família.
Em nota, a assessoria da prefeitura respondeu que:
A Secretaria de Saúde da Serra informa que a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) estabeleceu contato e monitora a família em questão, tão logo foi comunicada de um possível caso de animal suspeito. A Saúde da Serra informa, também, que o atendimento médico já foi providenciado para as pessoas que tiveram contato constatado com o animal. É importante salientar que a Serra ainda não recebeu confirmação oficial de que o animal estaria, realmente, contaminado pelo vírus H5N1, responsável pela chamada gripe aviária. Apesar disso, todos os casos informados são monitorados pelas equipes do CIEVS e Vigilância Epidemiológica do município e, àqueles que tiverem suspeição da doença, será feito encaminhamento necessário para diagnóstico e tratamento adequado.
A reportagem do Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.