Na próxima sexta-feira (15), começa a 6ª edição do Festival Origraffes, prometendo transformar a praça central de Feu Rosa, na cidade da Serra, em um epicentro de cultura urbana.
O evento será gratuito e ocorrerá de 15 a 17 de dezembro. Oferecerá uma programação alucinante com graffiti, batalhas de MCs e de breaking, poesia slam, música e um campeonato de skate.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, o Origraffes conta com o apoio da ES Gás e da EDP, patrocinadores viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) da Secult, e colaborações de várias entidades locais, incluindo a Prefeitura Municipal da Serra e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marinete de Souza Lira.
Origraffes
No coração do festival, então, está o graffiti, um meio de expressão artística que ocupa espaços públicos, utilizando uma variedade de técnicas de pintura para comunicar mensagens, provocar reflexão ou representar identidades culturais. Em uma iniciativa única, os moradores e responsáveis por imóveis locais deram permissão para que seus muros se transformem em parte de uma galeria de arte ao ar livre.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Portanto, este ano, o festival atraiu mais de 700 inscrições de artistas urbanos, selecionando 263 talentosos grafiteiros do Brasil, Colômbia e Chile. Dessa forma, a curadoria, realizada pelo iÁ Estúdio, enfocou a diversidade estética, buscando criar um diálogo entre a arte urbana, as comunidades periféricas e o público do festival.
Programação de 15 a 17 de dezembro
Reunião de grafiteiros
Neste ano, foram selecionados 263 artistas urbanos para pintar, em até 72 horas, os muros mapeados e autorizados previamente pela equipe do festival. Essa galeria a céu aberto preenche um raio de 3 km a partir da Praça Central de Feu Rosa. A pintura coletiva vai rolar a partir das 9h.
Sound system
Já no início das manhãs, a partir das 10h, DJs vão criar uma atmosfera musical para os artistas enquanto realizam suas pinturas pelo bairro. Por meio de aparelhagens de som no estilo sound system, apresentam-se Felipe Borba, Rastrick Lion, Marol Raiz (Ufodub), Mr. Tee Selectah (GF Posse), Sistah Ilú, Thaís Apolinário, Maré Selectah (Original Rajada) e Carioca (Fusion Dub). Além disso, haverá tendas alternativas com as sonorizações de Homerbtz, Murilo Ere, Giovanni Urso, DJ L3nda e Vini Sá.
Batalha de Breaking
Em 2023, a produção do Origraffes fez conexão com o evento “Certo pelo certo”, de Salvador, Bahia, realizando uma seletiva de dançarinos. Os campeões daquela batalha estarão presentes no festival para competir com outros 32 dançarinos de diversas partes do Brasil, selecionados por meio de chamamento público, a partir das 15h.
Slam de poesia
Entre setembro e outubro, foram realizadas três seletivas de poesia em parceria com o Slam Ruínas, o Slam Forte e o Slam da Orla. Dessa forma, os dois campeões de cada um dos três eventos garantiram vagas para disputar a final no palco principal do Origraffes, a partir das 18h, com premiações em dinheiro.
Shows musicais
O palco do festival receberá importantes artistas do rap local e nacional. Na sexta-feira (15), farão shows a banda Cinza (ES), o rapper Sant (RJ) e MC Marechal (RJ), além dos DJs residentes Erik Jack e LDFli. No sábado (16), subirão ao palco o grupo Preta Roots (ES) e os rappers da Laboratório Fantasma: Kamau e Drik Barbosa (SP). Nos intervalos, os DJs Tiaguim e Gegeo animarão o público. Por fim, no domingo (17), toda a programação musical ficará sob o comando da DJ Negana. Os shows estão programados para ocorrer a partir das 18h.
Campeonato de skate
A disputa, então, será no formato de best trick, com premiação das melhores manobras executadas pelos competidores, incluindo obstáculos de solo, rampa e corrimão. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para competidores masculinos, femininos, LGBTQIAP+ e PCDs. A disputa está marcada para ocorrer a partir das 13h, com inscrições no local.
Batalha de MCs
A parceria com o Mar de Monstros prospectou quatro seletivas prévias nas regiões central, norte e sul do Espírito Santo. Os campeões de cada uma chegam ao palco principal do Origraffes para disputarem a batalha final, a partir das 19h, no estilo bate e volta, com mais quatro MCs convidados, sendo três de São Paulo e um do Distrito Federal. Além de um troféu, todos os MCs receberão prêmios em dinheiro.
Para mais informações, acesse o site do Origraffes: Origraffes
Sobre a EDP no Brasil
O Grupo EDP, presente no Brasil há mais de 27 anos, atua em diversos segmentos de energia. É reconhecido por sua inovação e sustentabilidade, mantendo uma posição de liderança no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
EDP divulga dicas e estratégias para economizar energia elétrica durante as altas temperaturas