Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Fim da Bandeira Tarifária Escassez Hídrica: EDP oferece dicas para economizar

A distribuidora de energia orienta sobre o uso consciente da energia nas residências

 Foto: Itaipu

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o final da Bandeira Tarifária Escassez Hídrica que acresce R$ 14,20 a cada 100 kWh consumido na conta de energia dos brasileiros e o retorno da Bandeira Verde. A iniciativa terá início a partir de 16 de abril. Com objetivo de orientar e reforçar a conscientização sobre o uso eficiente e racional da energia elétrica, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça dicas para evitar o desperdício. 

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na conta. Em condições menos favoráveis, podem ser acionadas a bandeira amarela, vermelha patamar 1 ou vermelha patamar 2. Porém, desde setembro de 2021, por conta dos níveis críticos dos reservatórios brasileiros, houve a criação da Bandeira de Escassez Hídrica, pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). E agora, com a melhora da situação por conta das chuvas nos últimos meses, houve o anúncio da retomada à Bandeira Verde.  

Confira dez dicas para um consumo de energia mais eficiente: 

1) Iluminação: Aproveite ao máximo a luz natural do dia e lembre-se de sempre apagar as lâmpadas que não estiver utilizando. Se possível, substitua as lâmpadas incandescente e fluorescentes compactas antigas por lâmpadas de LED, que duram mais e gastam menos energia. 

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

2) Chuveiro: Programe o banho da família para o período mais quente do dia, e, se possível, use o chuveiro na posição “verão”, já que a economia do equipamento nesta configuração pode chegar a 30%. Vale lembrar que o tempo ideal para um banho sem desperdício é de 5 a 8 minutos. Além disso, não é indicado reaproveitar uma resistência queimada, pois pode acarretar elevação no consumo elétrico, além de risco à segurança. 

3) Geladeira: Este equipamento corresponde, em média, a 30% do consumo total de uma residência. Mesmo estando em casa, procure não abrir a geladeira com frequência. Antes de puxar a porta, pense no que precisa retirar, ou seja, diminua o tempo que a porta ficará aberta. Certifique que a borracha de vedação da porta do refrigerador está em bom estado para evitar esforço excessivo do equipamento.  

4) Máquina de lavar e ferro de passar roupa: Junte o máximo de roupas, otimizando o uso da máquina de lavar em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupas. O ideal é utilizar uma ou duas vezes por semana estes equipamentos.  

5) Ar condicionado: Utilize o equipamento somente em ambientes fechados, com janelas e portas bem vedadas. Mantenha sempre limpo o filtro de passagem do ar para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho, o que consome mais energia. 

6) Eletrônicos: Ao terminar o trabalho no computador, desligue o equipamento eletrônico, inclusive tirando-o da tomada, pois a função stand by também consome energia. Para evitar o desperdício, programe a proteção de descanso de tela quando o equipamento não estiver em uso. Quanto à televisão, não durma com o aparelho ligado e, se for o caso, coloque a programação Soneca. 

7) Celular: Quando o aparelho não estiver em carregamento, retire-o da tomada. Faça o mesmo com o carregador. A energia gasta é pequena, porém ganha outra dimensão quando se soma ao gasto de energia de todos os demais aparelhos. Por questão de segurança, não utilize o celular enquanto o aparelho é carregado na tomada. 

8) Benjamim: Evite ligar mais de um equipamento na mesma tomada, usando benjamins ou “T”, pois tal procedimento, além do aumento do consumo, aumenta a chance de curto-circuito. Em caso de necessidade, utilize o filtro de linha com fusível, evitando aquecimento da fiação e desperdício de energia. 

9) Na hora de comprar: Ao comprar um novo equipamento, verifique sua classificação no selo PROCEL, que indica o grau de eficiência energética e economia do produto. Nesse selo, é possível conferir a eficiência de diversos aparelhos em uma escala que vai de E — menos eficiente — até A — mais eficiente. Tenha cuidado ao ligar na tomada correta (10 ou 20 Amperes) e se o circuito elétrico comporta o equipamento.  

10) Cuidado com as instalações: As instalações elétricas internas das residências devem sempre estar em bom estado e com as cargas energéticas instaladas de forma equilibrada, evitando possíveis fugas de corrente e acréscimo de consumo.  

#DESTAQUE

#BRONCA NEWS

O deputado Pablo Muribeca visitou novamente o local na tentativa de encontrar uma solução para o problema que persiste há vários dias

Prefeirura da Serra unifica pedido de serviço de remoção de veículos abandonados na cidade. Prefeirura da Serra unifica pedido de serviço de remoção de veículos abandonados na cidade.

#DESTAQUE

Confira como realizar pedidos de retirada de veículos abandonados de forma totalmente digital através do portal eletrônico da prefeitura

Imagens internas do Hospital Infantil da Serra Imagens internas do Hospital Infantil da Serra

#BRONCA NEWS

Uma dessas mães cansou de esperar e voltou para casa mesmo com a filha ainda doente e precisando de cuidados médicos

+NEWS

#DROP NEWS

Entre os investimentos estão projetos de infraestrutura, subestações de distribuição, quatro usinas de geração distribuída solar e incentivo à cultura

#DESTAQUE

Confira as dicas que a EDP divulgou, as quais podem ajudar todos os consumidores a reduzir o valor das contas de luz

#DROP NEWS

Confira como participar do Programa de Eficiência Energética. Mas corra, as inscrições estão se encerrando

#DROP NEWS

Confira quais serão os serviços prestados e não perca a chance de se organizar financeiramente ainda no início de 2024

#DROP NEWS

Confira as dicas de segurança da EDP e curta o Carnaval 2024 de forma mais segura

#DROP NEWS

Programa solar digital EDP traz a chance de pequenas empresas terem acesso à energia limpa e sustentável além de mais econômica

#OPORTUNIDADES

O programa da EDP tem o objetivo de promover projetos que desenvolvam soluções relacionadas a energias renováveis e hidrogênio verde

#DROP NEWS

Acidentes com pipas estão entre as principais causas de interrupção de energia, confira as dicas e evite os riscos

Não copie, compartilhe o link