Na segunda-feira (03) a Delegacia de homicídio da Serra, divulgou número de homicídios ocorridos em 2021, demonstrando que o fim da impunidade tem relação direta com a continua redução no número de homicídios registrados a cada ano na cidade
Em 2008, o município da Serra ganhou destaque nacional como a cidade mais violenta do Brasil, com 432 homicídios registrados naquele ano. Com uma média de 36 homicídios por mês.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Desde 2002 até 2015 a cidade da Serra, mantinha uma média de 350 a 400 homicídios ao ano, uma média de 35 a 40 ao mês.
Em 2015 foram registrados 321 homicídios, o número se manteve no ano de 2017, com 315 homicídios.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Somente 2018 ocorreu diminuição drástica no número de assassinatos, registrando apenas 187 naquele ano, retirando a Serra do top homicídios no estado do Espírito Santo, posição essa que a Serra ocupou por 22 anos consecutivos, entre os anos 1996 a 2017.
Em julho de 2016, a Delegacia Homicídios da Serra recebeu novo delegado adjunto, Rodrigo Sandi Mori, que posteriormente assumiu a titularidade da DHPP Serra em setembro de 2017. Sob o novo comando, o índice de elucidação dos homicídios vem subindo a cada ano, atingindo a marca de 70% em 2019, enquanto a média nacional é de 8% a 10%. Devido ao trabalho no melhor estilo CSI, a equipe responsável pela DHPP Serra, virou referência estadual e a nível nacional.
“Uma investigação eficaz e a prisão de homicidas acarreta na diminuição da sensação de impunidade e consequentemente na redução de homicídios. Visamos não somente aqueles que puxam o gatilho, como também as lideranças do tráfico nos bairros que mandam matar e autorizam os homicídios, trabalho esse que vem sendo feito de maneira contínua desde o ano de 2017.” Relatou o delegado ao jornal Serra Noticiário.
Em 2017, ocorreu aumento no número de homicídios, relacionada a greve da PM em fevereiro, foram registrados 52 homicídios naquele mês, e 50% da autoria desses crimes foram elucidados.
Desde 2016 até 2021, a delegacia de homicídios da Serra, prendeu e levou até a justiça mais de 700 assassinos, diversos deles ligados ao tráfico de drogas na cidade.
De acordo com o Delegado Rodrigo Sandi Mori, o trabalho conjunto entre a população e o poder público, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, judiciário e a prefeitura. São os responsáveis pelos resultados positivos contra a violência na Serra. A DHPP Serra vem atuando com veemência nas investigações e prisões de homicidas contribuindo para uma perspectiva de maior segurança para os cidadãos da Serra.
“Mas esse ano é o melhor ano do número de homicídios na Serra, desde 2018 não somos o mais violento do estado, posição essa que a serra ocupou por 22 anos consecutivos, O nosso papel é investigar, só entramos quando o homicídio acontece.” disse Rodrigo Sandi Mori.
Após a cidade da Serra ficar entre as cidades mais violentas do Brasil, 13 anos depois, em 2021 a cidade registra nova redução recorde de 138 homicídios, o menor número de homicídios desde o ano de 1996, tendo como média 11 homicídios ao mês.