Na tarde do último sábado (09), equipes da Força Tática 17ª Cia Ind. da Polícia Militar do Espírito Santo, prenderam três sujeitos e um adolescente. Durante a ação, também apreenderam armas e munições. A ocorrência ocorreu no bairro Alecrim, na cidade de Vila Velha.
Força Tática na área
De acordo com informações dos militares envolvidos na ação, a ocorrência teve início, por volta das 18 horas na Rua Américo Bernardes. O local é conhecido como Baixada do Alecrim, famoso pelo intenso tráfico de drogas e frequentes confrontos armados.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Denúncias anônimas
Uma pessoa, que preferiu não se identificar, abordou a equipe e relatou que, recentemente, integrantes de uma facção criminosa autodenominada “TCP” assumiram o controle do tráfico de drogas na rua República. Isso desencadeou vários conflitos com os antigos líderes, que desejam retomar o poder. A base de operações desses traficantes estaria em uma residência nos fundos de uma casa, na mesma rua.
De acordo com o denunciante, cerca de 30 minutos antes, ele avistou quatro indivíduos, dos quais três estavam armados com pistolas e uma metralhadora.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Esses traficantes teriam percorrido a rua República anunciando um “toque de recolher” e fazendo ameaças como “Aqui agora é nova gestão” e “É pra todo mundo ficar em casa que vai ter confronto”. Após esses anúncios, eles teriam retornado à base. A equipe também teve acesso a imagens dos traficantes ostentando armas e fazendo ameaças.
Cerco da Força Tática
Com essas informações em mãos, as equipes da Força Tática dirigiram-se ao local indicado e estabeleceram um cerco ao redor da casa.
Ao se aproximarem do imóvel, os policiais militares avistaram dois homens armados em cima de um muro. Imediatamente, os militares ordenaram que eles se rendessem. Nesse instante, os criminosos dispararam contra a equipe, dando início a um intenso tiroteio.
Confronto entre militares e traficantes
Durante o tiroteio, os militares detiveram um jovem de 19 anos, e um homem de 33 anos ambos feridos e com o jovem apreenderam uma pistola 9mm, um seletor de rajadas. Ao seguir outros dois suspeitos que fugiram para uma casa vizinha, os policiais constataram que eles estavam feridos. Outras equipes da PM foram até o local para prestar apoio. Durante a abordagem a dupla, a polícia encontrou uma pistola calibre 380 e uma submetralhadora “craftada” do mesmo calibre.
Ainda de acordo com os militares foi encontrado uma câmera de segurança que era usada pelos traficantes para flagrar a chegada de viaturas no local.
“Moradores” agitados
Segundo informações dos policiais militares, durante o socorro aos envolvidos, a equipe da PM enfrentou resistência por parte de alguns moradores, sendo necessário usar força para dispersá-los. Um grupo de cerca de 40 pessoas bloqueou uma via local em protesto logo após a ocorrência. No entanto, as equipes da PM intervieram e controlaram a situação rapidamente.
Fim de papo
Então os militares encaminharam os detidos ao hospital para atendimento médico. Após a alta, todos foram conduzidos à 2ª Delegacia Regional, em Vila Velha, junto com os materiais apreendidos.
A Polícia Militar informou que, durante a ocorrência, um dos detidos era um adolescente de 16 anos. Sendo assim, ele estava na casa no momento do incidente e tentou fugir, mas foi capturado.
Tá na mão do delegado
A equipe do Serra Noticiário entrou em contato com a Polícia Civil em busca de mais detalhes sobre o caso. A Polícia Civil confirmou a detenção de três adultos e um menor.
Portanto, o delegado de plantão autuou os adultos por corrupção de menores e tentativa de homicídio qualificado contra um agente de segurança e, em seguida, os encaminharam ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Por fim, autuou o adolescente por ato infracional análogo ao crime de posse ilegal de arma de fogo e o conduziram ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo.