Na manhã desta quarta-feira (13), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou a Operação Dominó, com o objetivo de desmantelar a atuação de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas na região de Jacaraípe, no município da Serra. Com base em mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal da Serra, 40 policiais, entre federais, militares, civis e guardas municipais, saíram às ruas para cumprir 14 mandados de prisão temporária e 5 de busca e apreensão.
Essa ação foi motivada após a prisão de Rafael Teixeira, de 35 anos, apontado como o líder da facção, preso na última quarta-feira (06) em um sítio de luxo em Roda D’água, Cariacica. Foragido há mais de um ano e já condenado por associação ao tráfico, Rafael, conhecido como “Rafinha” ou “Tio,” continuava a coordenar o tráfico de drogas e as disputas de território mesmo à distância, sendo um dos principais responsáveis pela insegurança local. A propriedade onde estava escondido era alugada por R$ 700 a diária.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
De acordo com as investigações, Rafael é ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção originária de São Paulo. Sua captura foi um passo significativo, mas a operação Dominó buscava atingir outros membros do grupo para enfraquecer ainda mais sua estrutura de comando na região. Durante as ações realizadas nesta quarta-feira, as equipes apreenderam armas, drogas e aparelhos celulares.
Confrontos entre traficantes rivais
De acordo com investigações da FICCO/ES, os confrontos entre traficantes rivais no município da Serra intensificaram-se quando o Terceiro Comando Puro (TCP) tentou expandir sua influência para Jacaraípe, território dominado pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV), especialmente na área da rua São Paulo, no Bairro das Laranjeiras. A presença do TCP gerou embates diretos entre os grupos rivais, alimentando o clima de violência na região.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo
A FICCO/ES, formada pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana (GCM), trabalha em ações conjuntas para combater o crime organizado. As operações da força-tarefa são baseadas em inteligência, visando desestruturar grupos criminosos que afetam a segurança pública no Espírito Santo.
Gosta de acompanhar as ações das forças de segurança da cidade no combate ao crime? Então, não deixe de visitar o site do Serra Noticiário e nossas redes sociais. Lá, você encontrará as últimas notícias sobre tretas e muito mais!