Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (11), a atualização das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em decorrência da queda dos indicadores da doença, Casagrande anunciou o retorno da classificação de Risco Muito Baixo, a partir da próxima semana.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Além disso, não haverá obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos nos municípios em Risco Baixo, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19, sendo mantida a exigência somente em locais fechados. A exigência do uso de máscaras segue nos municípios classificados em Risco Moderado.
Nas microrregiões classificadas em Risco Muito Baixo, o uso da máscara é apenas recomendado, sendo obrigatório apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
“Desde o início da pandemia, temos nos orientado com base nas evidências científicas e em critérios técnicos, de forma bem objetiva, mesmo sofrendo pressões políticas e de grupos da sociedade. Quem governa precisa tomar decisões, que nem sempre são simpáticas, mas que são necessárias. Além da minha fé em Deus, me orientei também por essas evidências científicas e a opinião de especialistas de dentro e fora do Governo. Nesses mais de dois anos de enfrentamento, sou muito grato a todos que nos ajudaram nesse trabalho de salvar vidas. Agradeço a todos os capixabas e que a gente possa continuar dando passos adiante”, disse Casagrande, durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.
O risco “muito baixo” voltou ao mapa de risco e os municípios que estiverem nessa classificação ficam liberados de exigirem o comprovante da vacina. Nos outros, porém, nada muda.
Para semana que vem, Serra e outros 64 municípios estão em risco baixo, ou seja, o passaporte vacinal ainda deve ser cobrado nos estabelecimentos públicos e privados. Já 12 municípios entram no risco “muito baixo” e ficam livres da cobrança do comprovante e também do uso obrigatório de máscaras.