Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROPNEWS

Governador anuncia liberação de público em eventos sociais, culturais e esportivos

A decisão será publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (01) e vale para os municípios classificados em Risco Baixo e Risco Muito Baixo, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta última quarta-feira (30), a atualização das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Em decorrência da queda contínua nos indicadores da doença, não haverá mais limitação de público em eventos sociais, culturais e esportivos no Espírito Santo, a partir deste sábado (02). O público total nesses eventos deverá respeitar o limite fixado nos respetivos alvarás de funcionamento.

“Estamos há mais de dois anos vivendo a gestão da pandemia e alguns setores foram mais afetados. Tenho discutido com a Secretaria da Saúde (Sesa) para ver quais passos podemos dar em relação às medidas qualificadas, de forma técnica. Hoje conseguimos chegar a essa importante decisão para os setores de eventos, cultural, turístico e esportivo. Esse é mais um passo que estamos dando neste momento em que a pandemia está sob controle”Governador Renato Casagrande.

Governador anuncia incentivos para turismo Capixaba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou importantes entregas e anúncios para o turismo capixaba. Uma solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta quarta-feira (30), marcou o anúncio dessas ações. Foram lançados o produto “Cafés Especiais Turísticos do Espírito Santo” e o novo Mapa do Turismo, além da divulgação dos empreendimentos selecionados que vão receber a consultoria em Turismo de Experiência, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

Continua depois da publicidade

No evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, também assinou o Projeto de Lei que prevê a doação do prédio do antigo Hotel Imperador para a Prefeitura de Domingos Martins. Também foi anunciada a realização da Feira dos Municípios do Espírito Santo, que vai acontecer entre os dias 19 e 23 de maio, no Parque da Prainha, em Vila Velha.

Em sua fala, Casagrande destacou a importância do setor do turismo para o Espírito Santo. “Estive em São Paulo nesta semana e uma pessoa veio me contar que veio conhecer a região do Caparaó, pois é apaixonada pelos cafés da região. O turismo forma uma marca do Estado. Nossa paisagem é linda, nossa riqueza natural é maravilhosa e nossa culinária é outro atrativo. Turismo tem a ver com cultura, meio ambiente e infraestrutura. Por isso que o Espírito Santo foi o segundo estado que mais investiu em infraestrutura no Brasil”, afirmou.

O governador prosseguiu: “Vamos seguir trabalhando as ações do governo de forma integrada. Quando fazemos investimentos, é preciso pensar em todas as áreas. Muitas pessoas viajam somente para locais que têm boa estrutura de saúde, boas estradas e uma boa culinária. Por isso trabalhamos sempre o turismo de forma integrada”.

Entregas

Atendendo à demanda do mercado produtivo, a Setur e gestores municipais de turismo reuniram, em formato e-book, uma seleção de empreendimentos que estão organizados para receber turistas, não só para degustar o café especial capixaba, mas para que vivenciem as etapas de produção deste produto que é destaque nacional pela qualidade. 

“Hoje foi um dia muito especial. Fizemos entregas que são resultado da integração do Governo com as prefeituras e o setor produtivo. Lançamos esta seleção de empreendimentos, uma demanda das agências de viagens nacionais, com o objetivo de inserir nos roteiros comercializados para nosso Estado estes espaços, atraindo para o Espírito Santo turistas interessados em conhecerem não só o café, mas todas as suas etapas de produção”, frisou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

A secretária anunciou que 60 empreendimentos turísticos com vocação para a oferta de Turismo de Experiência vão receber uma consultoria da Setur e do Sebrae, visando à criação de novos produtos. “A partir de atrativos e potenciais turísticos já existentes, aumentando a oferta e potencializando a experiência do turista no nosso Estado. Essa ação atende à demanda do setor que, cada vez mais, busca roteiros que dão aos turistas a oportunidade de uma vivência diferenciada nos destinos”, complementou.

Foram selecionados empreendimentos nas diferentes Regiões Turísticas, abrangendo Cafés Especiais; Cervejas Artesanais; Produtos do Agroturismo; Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas; Observação de Aves e Turismo Religioso.

Ainda em parceria com o Sebrae, foi anunciada a integração do eixo turístico no Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae-ES. O programa está em 77 municípios do Espírito Santo e, com a inserção desse eixo, será trabalhada a estruturação da gestão e da governança para o Turismo, além do direcionamento estratégico.

Oportunidade

Buscando a qualificação da mão de obra na prestação de serviços ao turista, a Secretaria de Turismo anunciou 860 vagas em cursos de capacitação. Os treinamentos vão priorizar os eixos de gastronomia, guiamento e hotelaria. Para fortalecer ainda mais o setor, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma, lançou o Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, para o qual serão ofertadas em breve cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. 

Mapa do Turismo

Resultado do trabalho da Secretaria de Turismo, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), com os gestores municipais, o novo Mapa do Turismo conta com 67 municípios, 13 a mais que a edição anterior. Além disso, pela vocação que tem, o município de Alfredo Chaves passa a compor a região Turística Montanhas Capixabas. Ao todo, o Espírito Santo conta com dez regiões turísticas.

Hotel Imperador

O Projeto de Lei que prevê a doação do prédio histórico onde funcionou o Hotel Imperador, na sede de Domingos Martins. A doação ao Município vai permitir maior autonomia da gestão local na busca de propostas que conjuguem a preservação e a manutenção do uso público e cultural do bem tombado, com o aproveitamento de todo o potencial turístico do imóvel.

Casa do Artesão no Saldanha da Gama

Em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha da Gama) vai contar com um espaço para o artesanato capixaba, que será instalado na área externa térrea da edificação e será integrado à praça do Forte. A “Casa do Artesão” vai integrar o atrativo turístico que, além de sediar futuramente a Secretaria de Turismo, contará com museu, restaurante e cervejaria. 

Concurso Intervenção Artístico-Urbana

Durante o evento, foi apresentado o painel vencedor do concurso para a execução de Intervenção Artístico-Urbana na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. A proposta vencedora implantada vai receber como prêmio o valor de R$ 180 mil. O painel vencedor, denominado “Espírito Santo – terra de encantos”, foi criado pelo coletivo Locomotipo, formado pelos designers Paulo Gustavo dos Santos Caldas, Alexsandro Mello Furtado e Filipe Cock Motta.

Cidade Administrativa

Ainda durante o evento, a secretária Lenise Loureiro apresentou os resultados do projeto Cidade Administrativa, no Centro de Vitória, contemplado no Plano Estratégico do Governo do Estado. O objetivo do projeto é concentrar no Centro da Capital o núcleo administrativo estadual, beneficiando os cidadãos que buscam por serviços públicos, além de fomentar a aproximação e a integração entre os órgãos, e contribuir para o processo de revitalização da região.

Já estão na região central da Capital as sedes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Rede Abraço, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi).

Para o ano de 2022, a previsão é de que sejam instalados no Centro de Vitória a Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), o Hub Criativo, da Secretaria da Cultura (Secult), e a Secretaria de Turismo (Setur) na Casa do Turismo Capixaba (antigo Saldanha).

O Governo do Estado trabalha ainda para que, em 2023, a Rádio Espírito Santo seja transferida para o Teatro do Centro Cultural Carmélia, com a TV Educativa (TVE-ES), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) se instale no Edifício Valia.

Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Fabricio Noronha (Cultura) e Marcelo Calmon (Gestão e Recursos Humanos); o prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; o deputado estadual José Esmeraldo; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; além de dirigentes de autarquias e lideranças do setor do turismo.

RECENTES

#DROPNEWS

Saulinho da Academia assinou o termo de posse, com efeito a partir de 01 de janeiro de 2023

#TRETANEWS

Bairro Taquara I ficou a milhão, apesar do intenso tiroteio, apenas um portão e uma caixa d'água foram baleados

#DROPNEWS

Além das atividades de recreação, será possível realizar diversos serviços, entre eles: atualização do Cadastro Único e também novos cadastros

#DROPNEWS

O campeonato acontece em vários estados brasileiros e no Espírito Santo a Serra é quem vai sediar o evento

#TRETANEWS

De acordo com a DHPP Serra, além de matar um homem por causa de um pino de pó, o acusado também baleou um homem...

#OPORTUNIDADE

As oportunidades são destinadas a moradores de 50 municípios capixabas. Das vagas, 1.030 são exclusivas para as mulheres

#OPORTUNIDADE

As interessadas nos cursos de qualificação e capacitação profissional, têm até o próximo dia 11 de agosto para realizar inscrição em até dois cursos...

#DROPNEWS

Os militares foram abordados por uma família desesperada, pois o filho, um recém-nascido estava quase parando de respirar

TOP NEWS

#TRETANEWS

Os militares foram acionados após denúncias anônimas relatando presença de homens armados e consumo de drogas no meio da rua

#OPORTUNIDADE

Últimas turmas vagas em dois cursos: Assistente de Logística e Assistente Administrativo, todos com carga horária de 160 horas

#OPORTUNIDADE

Os cursos são 100% online, gratuitos e contam com duração de 9 semanas. Não é necessário ter diploma universitário ou experiência profissional avançada

#OPORTUNIDADE

Edital do programa Bolsa Técnica, do Governo do Estado do ES, oferece bolsas integrais em cursos técnicos de nível médio em instituições privadas do...

#OPORTUNIDADE

As interessadas nos cursos de qualificação e capacitação profissional, têm até o próximo dia 11 de agosto para realizar inscrição em até dois cursos...

#TRETANEWS

A vítima trabalhava como mascate, oferecendo suas mercadorias pelas ruas da Grande Vitória

#TRETANEWS

Passageiros que testemunharam as cenas suspeitaram que o sujeito esteja com a cabeça cheia de tóxico 😬

#DROPNEWS

Atualizado (09/08 13:06h): Danilo voltou para casa, encontra-se sob os cuidados da família, pois está um pouco assustado com tudo que aconteceu.

Publicidade

Não copie vacilão, compartilhe o link